sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

O que foi dito sobre o resultado do referendo

Segue-se uma seleção das principais frases proferidas hoje por vários líderes políticos sobre o resultado do referendo no Reino Unido, que ditou a saída do país da União Europeia.

ANDY RAIN

"Vamos livrar-nos do hino, da bandeira, de Bruxelas e de tudo o que está errado. O dia 23 de junho será o dia da independência."

Nigel Farage, líder do Partido da Independência do Reino Unido (UKIP)

"Os britânicos tomaram uma decisão clara [...] e penso que o país precisa de um novo líder para tomar essa direção."

David Cameron, primeiro-ministro britânico

"Estou verdadeiramente chocado com o resultado do referendo. Nós apoiámos o nosso partido membro, o partido trabalhista do Reino Unido, na sua campanha pelo 'Remain' (permanecer). Queríamos uma Bretanha forte numa Europa forte, e estávamos a trabalhar por uma Bretanha Social numa Europa Social. Agora temos de redobrar os nossos esforços conjuntos."

Sergei Stanishev, presidente do Partido dos Socialistas Europeus

"Respeitamos e lamentamos a decisão dos eleitores britânicos. Causa um grande dano a ambas as partes."

Manfred Weber, líder do Partido Popular Europeu

"Hoje a Europa está mais dividida e menos colorida: a maioria dos cidadãos do Reino Unido decidiram dividir o seu futuro do resto da UE."

Comunicado dos líderes dos Verdes europeus, Mónica Frassoni e Reinhard Butikofer

"A questão decisiva foi a migração. Os britânicos encontraram uma resposta para resistir."

Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria

"É um dia triste para a Europa e para a Grã-Bretanha."

Frank-Walter Steinmeier, ministro dos Negócios Estrangeiros alemão

"A vitória da liberdade! Como eu pedi há anos, deve-se fazer o mesmo referendo em França e nos países da EU."

Marine Le Pen, líder da extrema-direita francesa

"Estamos determinados a manter a unidade a 27."

Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu

"Os dois lados devem respeitar as diferentes visões: o Reino Unido que decidiu sair e os países que ficam. Os países devem proteger, especialmente os países da zona euro, devem proteger, nos próximos meses, do que já está acontecer com a libra e com os mercados financeiros. Nestes tempos turbulentos é preciso estabilidade."

Martin Schulz, presidente do Parlamento Europeu

"O PS desde o início mostrou o seu desejo de que o Reino Unido permanecesse na União Europeia. Não acontecendo isso, não estamos satisfeitos, mas o projeto europeu mantém-se e poderá ainda ser consolidado no futuro se soubermos interpretar adequadamente algumas das coisas que aconteceram agora."

Vitalino Canas, deputado do PS

"Em primeiro lugar, lamentamos profundamente, mas respeitamos a decisão do povo britânico. Hoje é um dia triste, é mau dia para a Europa, mas a Europa tem de seguir em frente."

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros

"O Governo britânico perdeu qualquer mandato que tivesse para representar os interesses políticos dos norte-irlandeses."

Declan Kearney, presidente honorário do partido republicano Sinn Fein

"Não são momentos para alimentar ou acrescentar incertezas. (...) Creio que a Espanha vai continuar na vanguarda da integração."

Mariano Rajoy, presidente do Governo espanhol

"Penso que vai ser excelente. Penso que é extraordinário."

Donald Trump, potencial candidato presidencial republicano, sobre o 'Brexit'

"O povo britânico decidiu deixar a União Europeia. Apesar de isso definir o próximo capítulo na sua relação com a UE, sei que a posição do Reino Unido na NATO permanecerá inalterada. O Reino Unido continuará a ser um aliado forte e empenhado na NATO e continuará a desempenhar o seu papel de liderança na nossa Aliança."

Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO

"Seguirei em todo o caso com grande atenção o evoluir da situação e posso assegurar que Portugal não deixará de apoiar os nossos compatriotas e luso-descendentes no Reino Unido, país ao qual nos ligam sete séculos de história de uma aliança sem par."

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República

"No plano nacional impõe-se que a diplomacia portuguesa atue de forma vigorosa e atenta, criando, eventualmente, uma estrutura de missão que neste período de transição acompanhe e vigia os interesses estratégicos e bilaterais portugueses em relação ao Reino Unido."

Carlos César, presidente do PS

"O Reino Unido é a segunda maior economia europeia e uma saída é sempre nesse sentido negativa, até porque o Reino Unido seguiu muitas vezes também como um contrapeso, alguma continentalização do poder dentro do espaço da União Europeia."

Pedro Mota Soares, dirigente do CDS/PP

"Esperamos agora que o Reino Unido dê cumprimento à decisão do povo britânico o mais rapidamente possível, por muito doloroso que o processo possa ser."

Comunicado dos presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, do Conselho Europeu, Donald Tusk, do Parlamento Europeu, Martin Schulz, e da presidência rotativa holandesa da UE, Mark Rutter

"Desejo que sejamos capazes de aprender a lição do referendo. (...) Este resultado demonstra o que acontece quando as medidas em política europeia não são bem explicadas à sociedade."

Bohuslav Sobotka, primeiro-ministro checo

"As consequências do 'Brexit' para toda a Europa vão depender crucialmente da forma como nós, os 27 Estados da União Europeia, nos mostrarmos capazes, nesta situação, de não tirar conclusões rápidas e simples do referendo no Reino Unido que dividam ainda mais a Europa."

Angela Merkel, chanceler alemã

"A opção por um segundo referendo [de independência da Escócia] deve estar em cima da mesa e está em cima da mesa."

Nicola Sturgeon, primeira-ministra escocesa

"O voto dos britânicos põe a Europa à prova. (...) A Europa não pode continuar a atuar como até aqui (...) deve concentrar-se no essencial."

François Hollande, Presidente francês

"Resta saber se há vontade e capacidade dos líderes europeus para perceberem que o caminho que tem vindo a ser seguido nos últimos anos, nomeadamente com conjuntos de políticas que manifestamente se afastam daquilo que são os interesses dos cidadãos, tem que ser corrigido."

Francisco Seixas da Costa, embaixador

"Este referendo realizou-se num quadro de gigantescas e inaceitáveis pressões e chantagens, nomeadamente dos grandes grupos económicos transnacionais e do grande capital financeiro, bem como de organizações como o FMI, a OCDE e a própria União Europeia. Este resultado é assim também uma vitória sobre o medo, as inevitabilidades, a submissão e o catastrofismo."

João Ferreira, eurodeputado do PCP

"Temos com o Reino Unido a mais antiga aliança do mundo e que prosseguirá muito para além daquilo que será a saída do Reino Unido da União Europeia. (...) A questão não é termos mais ou menos Europa, é termos melhor Europa."

António Costa, primeiro-ministro

"O que está aqui em causa agora é que o Reino Unido tem que acionar o artigo 50 [do Tratado de Lisboa], e entendemos que deve ser feito tão depressa quanto possível, no sentido de não prolongar a situação de indefinição."

Margarida Marques, secretária de Estado dos Assuntos Europeus

"Este é um dia de alguma tristeza. A União Europeia está a sofrer uma consternação profunda. Nós temos de respeitar naturalmente aquilo que foi o resultado da escolha dos cidadãos do Reino Unido. (...) Em Portugal temos de dar um exemplo de tranquilidade, de reflexão e também de algum otimismo. Este é um momento de inquietude e de transformação mas saberemos estar à altura de o ultrapassar."

Assunção Cristas, presidente do CDS/PP

"É a expressão soberana da vontade dos britânicos e tem de ser respeitada como tal, o projeto de construção europeia assentou sempre na salvaguarda da soberania dos povos e dos Estados membros."

Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD

"A Inglaterra continua a partilhar os nossos valores. O Reino Unido continua a partilhar os valores europeus pelos quais nos guiamos e continuará sempre a ser um parceiro para a Europa, é importante que se diga e que o próprio Reino Unido também o saiba. Estamos aqui, temos que ter calma e serenidade neste momento, é o mais importante."

Carlos Moedas, comissário europeu da Investigação, Inovação e Ciência

"O discurso presunçoso dos eurocratas enfurece os povos. (...) Precisamos de mudar políticas e mentalidades para travar o euroceticismo. (...) [A vitória do 'Brexit' deve ser] o acordar do sonâmbulo que avança no vazio, uma perigosa via de regressão para os nossos povos."

Alexis Tsipras, primeiro-ministro grego

"O parlamento estará no centro da reflexão nacional sobre os assuntos europeus, e que merecerá sempre a maior atenção da Assembleia da República o respeito pelos nossos interesses, em particular pelos direitos dos portugueses residentes no Reino Unido."

Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República

"[O resultado do referendo no Reino Unido] representa uma profunda derrota para os interesses do grande capital britânico, bem como para todos os seus aliados da União Europeia. (...) Confirma também a rejeição das políticas federalistas e neoliberais impostas aos trabalhadores e aos povos da União Europeia."

Comunicado da CGTP

"Naturalmente acompanhamos com alguma apreensão, mas trata-se de uma vontade soberana do povo inglês, que fez a sua escolha. Estamos convictos que a União Europeia irá encontrar soluções para que o projeto europeu continue."

Ulisses Correia e Silva, Presidente de Cabo Verde

"O secretário-geral espera que a União Europeia continue a ser um parceiro sólido das Nações Unidas nas questões humanitárias e do desenvolvimento, assim como da paz e segurança, incluindo a migração."

Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU

Lusa