sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Praga espera que UE "aprenda a lição" com o referendo britânico

O Governo checo expressou hoje a expectativa de que a UE "aprenda a lição" do referendo que ditou a saída do Reino Unido do bloco comunitário, apelando a uma integração europeia que possa ser "bem explicada" aos cidadãos.

© Ronen Zvulun / Reuters

"Desejo que sejamos capazes de aprender a lição do referendo", disse Bohuslav Sobotka, acrescentando que "este resultado demonstra o que acontece quando as medidas em política europeia não são bem explicadas à sociedade".

A União Europeia "deve reagir mais às necessárias diárias dos cidadãos", declarou o primeiro-ministro checo, cujo país é considerado como eurocético.

Em todo o caso, o primeiro-ministro enfatizou que, apesar da decisão dos britânicos [de abandonar a União Europeia], "a UE segue em frente" e prometeu que "a República Checa está interessada em que esta funcione bem".

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..