sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Praga espera que UE "aprenda a lição" com o referendo britânico

O Governo checo expressou hoje a expectativa de que a UE "aprenda a lição" do referendo que ditou a saída do Reino Unido do bloco comunitário, apelando a uma integração europeia que possa ser "bem explicada" aos cidadãos.

© Ronen Zvulun / Reuters

"Desejo que sejamos capazes de aprender a lição do referendo", disse Bohuslav Sobotka, acrescentando que "este resultado demonstra o que acontece quando as medidas em política europeia não são bem explicadas à sociedade".

A União Europeia "deve reagir mais às necessárias diárias dos cidadãos", declarou o primeiro-ministro checo, cujo país é considerado como eurocético.

Em todo o caso, o primeiro-ministro enfatizou que, apesar da decisão dos britânicos [de abandonar a União Europeia], "a UE segue em frente" e prometeu que "a República Checa está interessada em que esta funcione bem".

Lusa

  • Governo garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo de ajuda alimentar
    1:18

    País

    O ministro da Solidariedade e Segurança Social garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo europeu de ajuda alimentar. Vieira da Silva respondeu, esta manhã, à notícia avançada pelo Jornal de Notícias que dava conta de que, este ano, o país teria desperdiçado 28 milhões de euros de um fundo europeu porque o programa ainda não está operacional. O ministro garante que o programa vai ser executado em 2017 e que este ano serviu para tomar medidas no sentido dessa implementação. Vieira da Silva assegura também que o montante disponível para o programa não foi desperdiçado e vai poder ser usado.

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01