sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Praga espera que UE "aprenda a lição" com o referendo britânico

O Governo checo expressou hoje a expectativa de que a UE "aprenda a lição" do referendo que ditou a saída do Reino Unido do bloco comunitário, apelando a uma integração europeia que possa ser "bem explicada" aos cidadãos.

© Ronen Zvulun / Reuters

"Desejo que sejamos capazes de aprender a lição do referendo", disse Bohuslav Sobotka, acrescentando que "este resultado demonstra o que acontece quando as medidas em política europeia não são bem explicadas à sociedade".

A União Europeia "deve reagir mais às necessárias diárias dos cidadãos", declarou o primeiro-ministro checo, cujo país é considerado como eurocético.

Em todo o caso, o primeiro-ministro enfatizou que, apesar da decisão dos britânicos [de abandonar a União Europeia], "a UE segue em frente" e prometeu que "a República Checa está interessada em que esta funcione bem".

Lusa

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos oito jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • 14 sacerdotes suspensos por abusos sexuais no Chile

    Mundo

    A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou na terça-feira a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. Todos eles pertenciam a um grupo de se autointitulou de "La Familia", segundo a investigação jornalística.