sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Praga espera que UE "aprenda a lição" com o referendo britânico

O Governo checo expressou hoje a expectativa de que a UE "aprenda a lição" do referendo que ditou a saída do Reino Unido do bloco comunitário, apelando a uma integração europeia que possa ser "bem explicada" aos cidadãos.

© Ronen Zvulun / Reuters

"Desejo que sejamos capazes de aprender a lição do referendo", disse Bohuslav Sobotka, acrescentando que "este resultado demonstra o que acontece quando as medidas em política europeia não são bem explicadas à sociedade".

A União Europeia "deve reagir mais às necessárias diárias dos cidadãos", declarou o primeiro-ministro checo, cujo país é considerado como eurocético.

Em todo o caso, o primeiro-ministro enfatizou que, apesar da decisão dos britânicos [de abandonar a União Europeia], "a UE segue em frente" e prometeu que "a República Checa está interessada em que esta funcione bem".

Lusa

  • Turista bielorrussa morre atropelada por embarcação no Carvoeiro
    0:39

    País

    Uma mulher de 53 anos morreu esta terça-feira vítima de atropelamento por uma embarcação quando nadava numa praia selvagem, na zona de Carvoeiro. A vítima ainda foi assistida pelo INEM e resgatada pela embarcação salva-vidas de Ferragudo, mas acabou por não resistir aos ferimentos causados pela colisão.