sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Rajoy expressa tristeza com saída do Reino Unido da UE

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, afirmou hoje que o seu executivo "toma nota com tristeza" da decisão dos britânicos pela saída do país da União Europeia e deixou uma mensagem de serenidade e tranquilidade aos espanhóis.

ANGEL DIAZ / EPA

Rajoy falou aos jornalistas minutos depois de o primeiro-ministro britânico, David Cameron, ter anunciado a intenção de se demitir em outubro, na sequência do resultado do referendo de quarta-feira.

O chefe do executivo espanhol em funções explicou que o processo de saída do Reino Unido da EU demorará pelo menos dois anos após a notificação oficial.

Rajoy referiu ainda que, ao contrário do poderia ter acontecido há uns anos, a Espanha tem agora grande parte das suas necessidades financeiras cobertas e um sistema que permitirá ao país enfrentar em condições de solidez eventuais turbulências na sequência do 'Brexit'.

"Não são momentos para alimentar ou acrescentar incertezas", disse, garantindo que Espanha vai defender os direitos dos seus cidadãos.

Rajoy disse ainda que, qualquer que seja o resultado das eleições legislativas em Espanha, no próximo domingo, representará o interesse da maioria, defenderá o compromisso de Espanha com o processo de integração europeia, a estabilidade na zona euro, o processo de reforma e uma maior união política e económica.

"Creio que a Espanha vai continuar na vanguarda da integração", disse.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia, depois de o 'Brexit' ter conquistado 51,9 por cento dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a intenção de se demitir em outubro, na sequência deste resultado.

As principais bolsas europeias abriram hoje em forte queda, com a bolsa de Londres a descer perto dos 08%.

Lusa

  • "Não vou ceder, não vou render-me, não vou desistir da candidatura"
    2:02
  • Obama, Presidente francês?
    1:55

    Mundo

    A resposta é óbvia, mas não demoveu quatro franceses, descontentes com os candidatos às Presidenciais no seu país. A ideia começou como brincadeira, mas já recolheu 43 mil assinaturas. 

  • Trump apanhado a ensaiar no carro
    1:08
  • Mulheres democratas de branco para mostrar que não abdicam dos diretos conquistados

    Mundo

    Uma "mancha branca" sobressaiu esta terça-feira no Congresso norte-americano, durante o primeiro discurso de Donald Trump. A maioria das 66 mulheres representantes e delegadas do Partido Democrata vestiram-se de branco, num ato simbólico a fazer recordar o movimento sufragista feminino, que encorajava as apoiantes a vestirem-se de branco. Tal como então, a cor da pureza foi agora recuperada, desta feita para mostrar a Trump que as mulheres não abdicam dos direitos conquistados no início do século XX.

  • Treinador do "The Biggest Loser" teve ataque cardíaco

    Mundo

    Foi o próprio Bob Harper que partilhou a notícia no seu Instagram. O ex-treinador do famoso programa de televisão sofreu um ataque cardíaco enquanto treinava no ginásio. Esteve oito dias internado mas, felizmente, já está em casa a recuperar.

  • Prisões recebem manual para lidar com fugas
    2:07

    País

    O Governo vai fazer o maior investimento de sempre nos serviços prisionais. São 2.600 milhões de euros para reforçar a segurança nas prisões. Entretanto. já foi distribuído um manual de procedimentos em caso de fuga.