sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Saída do Reino Unido é muito triste, mas 2016 vai ser o melhor ano de sempre

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) classificou hoje a saída do Reino Unido da União Europeia como uma "notícia muito triste", mas mesmo assim acredita que 2016 vai ser "o melhor ano de sempre".

"A Inglaterra é o nosso maior mercado, estamos muito expostos", lamentou o presidente da associação, Pedro Costa Ferreira, em declarações à Lusa, salientando que, em termos de turismo, Portugal vai ser o país mais afetado pela desvalorização da libra porque sai mais caro aos ingleses virem de férias para o mercado português.

Ressalvando que neste momento qualquer comentário peca por ser prematuro, por não estar ainda definido o calendário de saída do Reino Unido e os respetivos procedimentos, o presidente da APAVT disse que, apesar de ainda não saber se a notícia vai ser uma catástrofe para o turismo nacional, tem "perfeita noção" que o turismo português recebeu hoje uma notícia muito triste.

"As notícias nunca poderão ser boas, isso sabemos, porque o turismo vive da proximidade, da solidariedade e da convivência dos povos, e o que foi decido no Reino Unido foi precisamente o contrário", defendeu, acrescentando que "estes processos de afastamento são contra o turismo".

Questionado sobre as vantagens da desvalorização da libra para os turistas portugueses, o presidente da APVT reconheceu que comer nos restaurantes e dormir nos hotéis do Reino Unido vai ser mais barato para os portugueses.

Os eleitores britânicos decidiram quinta-feira que o Reino Unido vai sair da União Europeia, depois de o Brexit ter conquistado 51,9% dos votos no referendo, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a sua demissão com efeitos em outubro.

Numa primeira reação, os presidentes das instituições europeias (Comissão, Conselho, Parlamento Europeu e da presidência rotativa da UE) defenderam um 'divórcio' o mais rapidamente possível, "por muito doloroso que seja o processo".

Lusa

  • Britânicos recomendam Algarve como destino mais barato
    2:13

    Economia

    Sem contar com hotéis ou viagens, só tendo em atenção o custo de 9 produtos que os turistas consomem em férias, os Correios Britânicos recomendam o Algarve como a escolha mais barata. A informação consta do barómetro anual sobre dinheiro para férias e coloca Portugal à frente de destinos de concorrência direta como Espanha ou Turquia.

  • Mais turistas britânicos em Portugal devido a risco de terrorismo no norte de África

    País

    Há mais turistas a viajar para Portugal devido ao risco de terrorismo em algumas zonas do norte de África. Os números da Associação de agências de viagens britânica mostram uma subida de quase 30% nas reservas no nosso país, em relação ao ano passado. Espanha e Chipre também passaram a ser destinos mais escolhidos.Os recentes atentados em países como o Egito e a Tunísia afastam muitos viajantes. Uma das regiões eleitas pelos turistas britânicos é precisamente o Algarve.

  • Algarve está quase cheio para o verão

    Economia

    Para fugir à ameaça terrorista no Norte de África, britânicos e alemães prometem encher este ano Portugal e Espanha nas férias de Verão. O efeito já foi sentido no Algarve, onde boa parte dos hotéis já tem reservada quase 70% da ocupação.

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Aplicação WhatsApp acusada de permitir conversas secretas entre terroristas
    1:45
  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".