sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Coreia do Sul fala em "grande golpe" na defesa da integração económica global

O ministro das Finanças da Coreia do Sul, Yoo Il-ho, afirmou hoje que a saída do Reino Unido da União Europeia ('brexit') é um "grande golpe" para quem acredita nas vantagens da integração da economia global.

Ministro das Finanças da Coreia do Sul, Yoo Il-ho

Ministro das Finanças da Coreia do Sul, Yoo Il-ho

© Kim Hong-Ji / Reuters

"Apesar de respeitarmos a voz dos eleitores do Reino Unido, é um grande golpe para todos os acreditamos que uma economia mundial mais integrada é benéfica", disse Yoo, num discurso durante a abertura da primeira reunião anual do Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas (BAII), que hoje decorre em Pequim.

O ministro da Coreia da Sul, a terceira economia da Ásia, sublinhou que a vitória do 'brexit' no referendo britânico de quinta-feira deixou o mundo "atónito" e provocou uma reação "brusca" nos mercados internacionais, gerando mais "incerteza e volatilidade" na economia mundial.

"Acredito, no entanto, que deveríamos usar esta oportunidade para mostrar que podemos cooperar para superar desafios e conseguir uma prosperidade partilhada", afirmou.

Neste contexto, considerou que o BAII deve ser olhado como um exemplo, já que nasceu com a "aspiração partilhada de apoiar o desenvolvimento económico da Ásia", e fez votos de que "possa ajudar nesta nova situação".

O Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas BAII é a primeira instituição financeira internacional proposta pela China e conta com 57 países fundadores, entre os quais Portugal.

No início do mês, o presidente do banco, Jin Liquin, anunciou que o BAII vai alargar o número de países membros de 57 para cerca de 100.

Caso se concretize, o BAII ultrapassará o Banco Asiático de Desenvolvimento, criado pelo Japão em 1966, e que conta com 67 membros, 19 dos quais exteriores à região da Ásia-Pacífico.

Com uma participação de cerca de 13 milhões de dólares, Portugal é um dos 57 países fundadores do BAII, que no conjunto integra 14 países da União Europeia.

O Brasil é o nono maior acionista, com uma quota de 3.181 milhões de dólares e o único membro em todo continente americano.

Proposto pelo Presidente chinês, Xi Jinping, em 2013, é visto como uma reação do Governo chinês ao que considera o domínio norte-americano e europeu em instituições globais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.

Entre as grandes economias do planeta, apenas Estados Unidos da América e Japão não fazem parte do BAII.

Com sede em Pequim, o BAII tem um capital inicial de 100.000 milhões de dólares (30,34% pertence à China) e é assumido como o principal instrumento de financiamento da iniciativa chinesa "Uma Faixa e Uma Rota", um gigante plano de infraestruturas, que pretende reativar a antiga Rota da Seda entre a China e a Europa através da Ásia Central, África e Sudeste Asiático.

Lusa

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Madonna despede-se: "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso!

    Cultura

    "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso! Mal posso esperar para voltar um dia e descobrir todos os teus segredos." Foi com estas palavras que Madonna se terá despedido esta sexta-feira de Portugal. Juntamente com a mensagem, a cantora publicou ainda uma fotografia no Estádio do Benfica.

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.