sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Demitiu-se comissário europeu britânico, Jonathan Hill

O comissário europeu britânico, Jonathan Hill, anunciou hoje que se demite do cargo na sequência do 'brexit' e mostrou-se "muito desapontado" com o resultado do referendo.

© Yves Herman / Reuters

"Posto que passamos para uma nova fase, eu não acredito que esteja certo prosseguir como comissário britânico como se nada tivesse acontecido", afirmou num comunicado Hill, que tinha a pasta da Estabilidade Financeira, Serviços Financeiros e União dos Mercados de Capitais.

"Em linha com o que tinha falado com o presidente da Comissão há algumas semanas, eu disse-lhe que me demito", afirmou Hill numa alusão ao líder da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Hill - antigo membro da Câmara dos Lordes nomeado pelo primeiro-ministro britânico cessante, David Cameron, para membro da Comissão Europeia de Juncker em 2014 - pediu uma "passagem de serviço ordeira" para o sucessor.

"Como muita gente aqui e no Reino Unido, obviamente estou muito desapontado com o resultado do referendo. Gostava que acabasse de maneira diferente ... mas o povo britânico tomou uma decisão diferente, e isso é a forma como a democracia funciona", afirmou.

Hill afirmou que foi para Bruxelas apesar de ser "cético em relação à Europa", mas que se convenceu que "apesar da frustração a pertença do Reino Unido era boa para o papel (do Reino Unido) no mundo e boa para a economia (britânica)".

"Mas o que está feito está feito e agora temos que avançar para o novo relacionamento com a Europa e trabalhar tão bem quanto possível", referiu.

Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.