sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Escócia quer discussões imediatas com Bruxelas para proteger lugar na UE

O Governo escocês reclama discussões imediatas com Bruxelas para "proteger o seu lugar na União Europeia" depois da saída do Reino Unido, declarou hoje a primeira-ministra Nicola Sturgeon, após uma reunião de urgência em Edimburgo.

© Russell Cheyne / Reuters

O executivo escocês vai também preparar desde já o quadro legislativo que permita a realização de um segundo referendo sobre a independência desta região semi-autónoma do Reino Unido, acrescentou Sturgeon.

Na quinta-feira, 51,9% dos votantes britânicos optaram pela saída do Reino Unido da UE, contra 48,1% que preferia manter-se, numa consulta com uma participação de 72,1% dos eleitores.

O resultado precipitou o anúncio da demissão do primeiro-ministro britânico, o conservador David Cameron, e levou os líderes da União Europeia a pedir ao Reino Unido para iniciar o processo da retirada do bloco comunitário "o mais rapidamente possível".

Lusa

  • O Reino Unido dividiu-se na votação do Brexit
    1:44

    Brexit

    Apesar do nome o Reino Unido esteve dividido na votação. Inglaterra e País de Gales queriam sair, mas a Irlanda do Norte e Escócia não. No caso da Escócia, o país volta a pedir um referendo para sua independência.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite