sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Marcelo diz que situação na Europa é diferente depois do referendo

​O Presidente da República considerou que a situação que existia na Europa antes do referendo de quinta-feira que deu a 'vitória' à saída do Reino Unido da União Europeia (UE) é diferente daquela que existe hoje.

"Há uma Europa antes da votação de ontem, há uma Europa depois da votação de ontem e, portanto, há em certos aspetos um Portugal antes da votação de ontem e um Portugal depois da votação de ontem", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas em Mafra, no final de uma homenagem ao general Ramalho Eanes.

Adiantando que tenciona "oportunamente" falar aos portugueses sobre o assunto, Marcelo Rebelo de Sousa escusou-se a comentar o facto de Portugal ter ficado de fora dos membros escolhidos para se reunirem no sentido de encontrar uma solução para a situação.

"Não se deve esperar de quem defende solidariedade europeia que contribua para, com a sua palavra, afetar, limitar ou condicionar a solidariedade europeia", referiu.

O fundamental, acrescentou, é perceber-se que "a situação que existia antes" do referendo passou a ser "diferente depois".

"E isso aplica-se à Europa, aplica-se a Portugal, sem dramatização, mas também sem iludir os problemas", sublinhou.

Lusa

  • "O euro como o conhecemos é uma construção imperfeita"
    1:26

    Economia

    O primeiro-ministro diz que o euro como o conhecemos é uma construção imperfeita e que sem regras iguais para todos não é possível a reforma da moeda única. As declarações de António Costa foram feitas esta terça-feira, em Lisboa, numa conferência intitulada de "Consolidar o Euro. Promover a Convergência".

  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.

  • As propostas Chanel para a próxima estação
    1:34

    Mundo

    Um dos desfiles mais aguardados do mundo da moda aconteceu esta segunda-feira, em Paris, com as propostas da casa Chanel para a próxima estação primavera/verão. No final do desfile, e pela primeira vez em 30 anos, Karl Lagarfeld não deu nenhuma entrevista à comunicação social.