sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Primeiro-ministro recebe partidos no domingo para preparar Conselho Europeu

O primeiro-ministro recebe no domingo, na residência oficial, em São Bento, os partidos com representação parlamentar para preparar o Conselho Europeu de terça e quarta-feira, depois do resultado do referendo britânico favorável à saída da União Europeia.

ETIENNE LAURENT/POOL

Fonte oficial do gabinete de António Costa disse à agência Lusa que o PCP é o primeiro partido a ser recebido, pelas 14:30, seguindo-se, com intervalos de 45 minutos, o CDS-PP, "Os Verdes", o Bloco de Esquerda e o PSD.

Na segunda-feira, ao fim da manhã, António Costa estará nas Jornadas Parlamentares do PS, em Ponta Delgada (Açores), razão pela qual o seu partido não consta da lista de audiências de domingo.

Este formato de reuniões separadas com forças políticas, na residência oficial do primeiro-ministro, antes de uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia em Bruxelas, foi agora retomado, depois de os partidos e o executivo não se terem entendido no parlamento em torno da marcação de um debate preparatório sobre questões europeias.

Na quinta-feira, quando foi detetado que a conferência de líderes não tinha marcado qualquer debate preparatório sobre a agenda do Conselho Europeu, o Governo, por intermédio do secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, sugeriu a marcação do debate para sexta-feira com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

No entanto, o PSD exigiu a presença do primeiro-ministro no parlamento, o que foi impossível de concretizar, já que António Costa, na sexta-feira, teve agenda no Porto e Guimarães.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.