sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Primeiro-ministro recebe partidos no domingo para preparar Conselho Europeu

O primeiro-ministro recebe no domingo, na residência oficial, em São Bento, os partidos com representação parlamentar para preparar o Conselho Europeu de terça e quarta-feira, depois do resultado do referendo britânico favorável à saída da União Europeia.

ETIENNE LAURENT/POOL

Fonte oficial do gabinete de António Costa disse à agência Lusa que o PCP é o primeiro partido a ser recebido, pelas 14:30, seguindo-se, com intervalos de 45 minutos, o CDS-PP, "Os Verdes", o Bloco de Esquerda e o PSD.

Na segunda-feira, ao fim da manhã, António Costa estará nas Jornadas Parlamentares do PS, em Ponta Delgada (Açores), razão pela qual o seu partido não consta da lista de audiências de domingo.

Este formato de reuniões separadas com forças políticas, na residência oficial do primeiro-ministro, antes de uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia em Bruxelas, foi agora retomado, depois de os partidos e o executivo não se terem entendido no parlamento em torno da marcação de um debate preparatório sobre questões europeias.

Na quinta-feira, quando foi detetado que a conferência de líderes não tinha marcado qualquer debate preparatório sobre a agenda do Conselho Europeu, o Governo, por intermédio do secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, sugeriu a marcação do debate para sexta-feira com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

No entanto, o PSD exigiu a presença do primeiro-ministro no parlamento, o que foi impossível de concretizar, já que António Costa, na sexta-feira, teve agenda no Porto e Guimarães.

Lusa

  • Mosquito transmissor da dengue detetado em Portugal

    País

    Uma espécie de mosquito que é transmissor do vírus da dengue foi identificado pela primeira vez em Portugal, na região Norte do país, anunciou esta quarta-feira a Direção-geral da Saúde (DGS) e o Instituto Doutor Ricardo Jorge.

  • Marcelo não comenta proposta sobre nomeação do governador do BdP
    0:14

    Economia

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar a proposta do grupo de trabalho para a reforma da supervisão financeira, que recomenda que o governador do Banco de Portugal seja nomeado pelo Presidente da República. Marcelo não quis comentar o assunto esta quarta-feira durante a tomada de posse do Reitor da Universidade de Lisboa.

  • Habitantes da favela da Rocinha temem novo episódio violento
    2:54

    Mundo

    Localizada no Rio de Janeiro, a Rocinha, maior favela do Brasil, foi palco de um tiroteio entre traficantes, no último fim de semana. Agora, pelo terceiro dia consecutivo, a polícia do Rio de Janeiro está a fazer um cerco em algumas favelas cariocas à procura de traficantes. A comunidade está assustada e receia que episódios violentos como este se repitam.