sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Primeiro-ministro recebe partidos no domingo para preparar Conselho Europeu

O primeiro-ministro recebe no domingo, na residência oficial, em São Bento, os partidos com representação parlamentar para preparar o Conselho Europeu de terça e quarta-feira, depois do resultado do referendo britânico favorável à saída da União Europeia.

ETIENNE LAURENT/POOL

Fonte oficial do gabinete de António Costa disse à agência Lusa que o PCP é o primeiro partido a ser recebido, pelas 14:30, seguindo-se, com intervalos de 45 minutos, o CDS-PP, "Os Verdes", o Bloco de Esquerda e o PSD.

Na segunda-feira, ao fim da manhã, António Costa estará nas Jornadas Parlamentares do PS, em Ponta Delgada (Açores), razão pela qual o seu partido não consta da lista de audiências de domingo.

Este formato de reuniões separadas com forças políticas, na residência oficial do primeiro-ministro, antes de uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia em Bruxelas, foi agora retomado, depois de os partidos e o executivo não se terem entendido no parlamento em torno da marcação de um debate preparatório sobre questões europeias.

Na quinta-feira, quando foi detetado que a conferência de líderes não tinha marcado qualquer debate preparatório sobre a agenda do Conselho Europeu, o Governo, por intermédio do secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, sugeriu a marcação do debate para sexta-feira com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

No entanto, o PSD exigiu a presença do primeiro-ministro no parlamento, o que foi impossível de concretizar, já que António Costa, na sexta-feira, teve agenda no Porto e Guimarães.

Lusa

  • Hugo Soares combinou reunião com Rio para "quando houver ocasião"
    0:33

    País

    O líder parlamentar do PSD garantiu hoje que vai falar com Rui Rio sobre a sua continuidade no cargo. Hugo Soares quebrou o silêncio sobre o assunto para dizer apenas que falou logo no sábado com o novo líder dos sociais-democratas, para o felicitar pela vitória.

  • Vizinhos chocados com casal que mantinha 13 filhos "presos em casa, acorrentados às camas"
    3:01

    Mundo

    Um casal foi detido na Califórnia acusado de tortura e maus tratos a 13 filhos que mantinham acorrentados e em cativeiro. Depois do alerta de uma das filhas, que conseguiu fugir, a polícia encontrou um cenário de horror com crianças acorrentadas e desnutridas. Os vizinhos desconheciam a situação e estão alarmados com o caso. Alguns confessam até que desconheciam que naquela casa vivesse um casal com 13 filhos.