sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Angela Merkel reúne-se amanhã com François Hollande e Matteo Renzi

A chanceler alemã, Angela Merkel, reúne-se na segunda-feira em Berlim com o presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, para estudar uma posição comum para enfrentar a crise gerada pelo 'brexit'.

© Hannibal Hanschke / Reuters

A reunião será a mais importante da primeira série de contactos que efetuou o Executivo alemão desde que se conheceu a decisão do Reino Unido de abandonar a União Europeia (UE), uma fase que culminará na terça-feira com uma declaração de Governo na qual Merkel anunciará publicamente a sua posição sobre o 'brexit'.

Os três líderes, depois de comparecerem perante os meios às 18:30 locais (17:30 em Lisboa), vão debater posturas sobre como gerir o processo de saída do Reino Unido da UE e sobre as medidas necessárias para reforçar e reformar a UE depois do "choque" que pressupôs esta decisão.

Berlim deseja que as negociações entre Londres e a UE comecem o mais rapidamente possível e decorram pragmaticamente e sem rancor. Londres só quer iniciar as negociações em outubro.

O Governo alemão também quer aproveitar para introduzir reformas dentro do bloco, que poderiam apontar para uma UE mais "à la carte", na qual não necessariamente todos os países devem aderir aos processos de integração em todos os âmbitos.

A reunião das três maiores economias da zona euro precederá um encontro sem cobertura mediática de Merkel com o presidente do Conselho Europeu, o polaco Donald Tusk.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido deve sair da UE, depois de o 'Brexit' (nome como ficou conhecida a saída britânica da União Europeia) ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira.

Logo na sexta-feira, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou a sua demissão, com efeitos em outubro, e os líderes da UE defenderam uma saída rápida do Reino Unido.

O Conselho Europeu reúne-se na terça e quarta-feira em Bruxelas para analisar os cenários pós-Brexit.

Lusa

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47