sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Angela Merkel reúne-se amanhã com François Hollande e Matteo Renzi

A chanceler alemã, Angela Merkel, reúne-se na segunda-feira em Berlim com o presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, para estudar uma posição comum para enfrentar a crise gerada pelo 'brexit'.

© Hannibal Hanschke / Reuters

A reunião será a mais importante da primeira série de contactos que efetuou o Executivo alemão desde que se conheceu a decisão do Reino Unido de abandonar a União Europeia (UE), uma fase que culminará na terça-feira com uma declaração de Governo na qual Merkel anunciará publicamente a sua posição sobre o 'brexit'.

Os três líderes, depois de comparecerem perante os meios às 18:30 locais (17:30 em Lisboa), vão debater posturas sobre como gerir o processo de saída do Reino Unido da UE e sobre as medidas necessárias para reforçar e reformar a UE depois do "choque" que pressupôs esta decisão.

Berlim deseja que as negociações entre Londres e a UE comecem o mais rapidamente possível e decorram pragmaticamente e sem rancor. Londres só quer iniciar as negociações em outubro.

O Governo alemão também quer aproveitar para introduzir reformas dentro do bloco, que poderiam apontar para uma UE mais "à la carte", na qual não necessariamente todos os países devem aderir aos processos de integração em todos os âmbitos.

A reunião das três maiores economias da zona euro precederá um encontro sem cobertura mediática de Merkel com o presidente do Conselho Europeu, o polaco Donald Tusk.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido deve sair da UE, depois de o 'Brexit' (nome como ficou conhecida a saída britânica da União Europeia) ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira.

Logo na sexta-feira, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou a sua demissão, com efeitos em outubro, e os líderes da UE defenderam uma saída rápida do Reino Unido.

O Conselho Europeu reúne-se na terça e quarta-feira em Bruxelas para analisar os cenários pós-Brexit.

Lusa

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22