sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Coreia do Sul vai rever acordo de livre comércio com União Europeia

O Governo da Coreia do Sul disse hoje que vai rever o tratado de livre comércio com a União Europeia para refletir o resultado do referendo britânico, que ditou a saída do Reino Unido da UE (brexit).

Presidente sul-coreana, Park Geun-Hye

Presidente sul-coreana, Park Geun-Hye

© Edgard Garrido / Reuters

"A eficácia do Tratado de Livre Comércio Coreia do Sul - UE no Reino Unido tornar-se-á nulo (...). É necessário uma revisão do tratado para refletir esta situação", diz o Governo de Seul, num comunicado.

O tratado foi assinado em 2009 e entrou em vigor em 2011.

O Governo sul-coreano acrescenta que vai analisar a situação com a União Europeia e negociará com Bruxelas as mudanças necessárias, excluindo Londres do processo.

Seul vai ponderar a possibilidade de negociar outro tratado comercial com Londres para resolver "incertezas legais", acrescenta o comunicado.

A "prioridade" é minimizar o impacto do 'brexit' nas empresas da Coreia do Sul, que é a quarta economia asiática.

Lusa

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Luz ultravioleta converte dióxido de carbono em metano

    Mundo

    Investigadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, criaram nanopartículas (partículas microscópicas) que ajudam a converter o dióxido de carbono (gás poluente) em metano (combustível) usando apenas luz ultravioleta como fonte de energia.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira