sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Coreia do Sul vai rever acordo de livre comércio com União Europeia

O Governo da Coreia do Sul disse hoje que vai rever o tratado de livre comércio com a União Europeia para refletir o resultado do referendo britânico, que ditou a saída do Reino Unido da UE (brexit).

Presidente sul-coreana, Park Geun-Hye

Presidente sul-coreana, Park Geun-Hye

© Edgard Garrido / Reuters

"A eficácia do Tratado de Livre Comércio Coreia do Sul - UE no Reino Unido tornar-se-á nulo (...). É necessário uma revisão do tratado para refletir esta situação", diz o Governo de Seul, num comunicado.

O tratado foi assinado em 2009 e entrou em vigor em 2011.

O Governo sul-coreano acrescenta que vai analisar a situação com a União Europeia e negociará com Bruxelas as mudanças necessárias, excluindo Londres do processo.

Seul vai ponderar a possibilidade de negociar outro tratado comercial com Londres para resolver "incertezas legais", acrescenta o comunicado.

A "prioridade" é minimizar o impacto do 'brexit' nas empresas da Coreia do Sul, que é a quarta economia asiática.

Lusa

  • Passos Coelho pede desculpa aos portugueses
    3:35
  • Glifosato na lista de produtos cancerígenos na Califórnia

    Mundo

    O estado norte-americano da Califórnia, nos Estados unidos, pode vir a obrigar o fabricante do popular herbicida Roundup a comercializar o produto com um rótulo que informe os consumidores de que o produto é cancerígeno. O glifosato, princípio ativo do herbicida Roundup fabricado pela Monsanto, consta de uma lista que vai ser divulgada na Califórnia, a 7 de julho, de produtos químicos potencialmente cancerígenos.

  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.