sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Removidas 77.000 assinaturas falsas de petição para segundo referendo

As autoridades parlamentares britânicas removeram, pelo menos, 77.000 assinaturas consideradas "falsas" da petição que pede um segundo referendo à permanência do Reino Unido na União Europeia, na sequência de uma investigação lançada pela Comissão das Petições.

© Russell Boyce / Reuters

Segundo uma declaração publicada hoje na conta do Twitter da Comissão das Petições, um órgão da Câmara dos Comuns constituído por deputados de vários partidos, foram retiradas cerca de 77.000 assinaturas fraudulentas.

A petição reivindica a introdução de uma norma que obrigue a convocar um segundo referendo caso a votação pela saída ou permanência na UE esteja abaixo de 60%, com uma participação de 75%, e contava com mais de três milhões de subscritores hoje à tarde.

Depois da vitória do 'Brexit', com 51,9% dos votos, no referendo na quinta-feira - que deixou o país profundamente dividido -, a página da Câmara dos Comuns na internet colapsou devido ao elevado número de pessoas que entraram para aderir à proposta.

O elevado número de assinaturas, muitas das quais de cidadãos fora do Reino Unido e em alguns casos em número superior ao da população total, levantou suspeitas, obrigando a comissão a lançar uma investigação para apurar eventuais fraudes.

De acordo com o jornal The Telegraph, 39.411 habitantes da Cidade do Vaticano, onde reside o Papa, teriam assinado a petição no domingo de manhã, apesar da cidade-Estado não contar com mais de 800 pessoas.

Na isolada Coreia do Norte, um dos países do mundo com menos ligações à internet, 23.778 pessoas teriam dado o seu aval à petição.

Locais sem habitantes permanentes, como os territórios britânicos ultramarinos da Geórgia do Sul e das Ilhas Sandwich, situados a sul das ilhas Falkland (Malvinas), geraram mais de 3.000 assinaturas, cerca de 300 mais do que as provenientes do Território Antártico Britânico, onde vivem cerca de 400 cientistas.

Foram também registadas assinaturas de locais tão remotos como as ilhas de Aruba (101), Bermudas (564), China (432), Hong Kong (2.089), Japão (742), Venezuela (24) e as ilhas do Pacífico Sul de Tuvalu (18), Wallis e Fortuna (8) e Vanuatu (31).

Lusa

  • ERSE concluiu que estavam a ser pagos 165 milhões euros a mais à EDP
    0:53

    País

    José Gomes Ferreira afirmou esta sexta-feira que a ERSE -Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos concluiu que estavam a ser pagos 165 milhões de euros a mais do que o necessário à EDP. Contratos que foram postos em prática em 2007 por Manuel Pinho, na altura ministro da Economia.

  • José Gomes Ferreira diz que agência DBRS foi fundamental para Portugal
    0:39

    Economia

    José Gomes Ferreira afirma que a DBRS foi fundamental para Portugal já que ao manter o país na classificação de investimento permitiu que os títulos da dívida portuguesa continuassem a poder ser comprados. A agência de notação financeira melhorou o rating atribuído a Portugal de 'BBB (baixo)' para 'BBB', com perspetiva estável, foi esta sexta-feira anunciado.

  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Mundo

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Viagem de balão para ver as cerejeiras em flor
    14:27
  • Portugal compromete-se a enviar profissionais de saúde para África
    2:39
  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Karlie Kloss, o "anjo" que quer ensinar raparigas a programar
    2:59