sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Secretário de Estado norte-americano em Bruxelas e Londres amanhã

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, vai deslocar-se a Bruxelas e Londres, depois de os britânicos terem decidido no referendo de quinta-feira sair da União Europeia (UE), indicaram hoje fontes próximas do responsável norte-americano.

© POOL New / Reuters

Depois de ter chegado hoje a Roma para se encontrar com o homólogo italiano, Paolo Gentiloni, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, Kerry vai deslocar-se a Bruxelas para um encontro com a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, inicialmente previsto para hoje em Roma.

Posteriormente, Kerry vai a Londres para se reunir com o homólogo britânico, Philip Hammond, e com outros membros do Governo cessante do primeiro-ministro, David Cameron, adiantaram os os mesmos responsáveis, citados pela Agência France Presse.

Washington não escondeu a deceção na semana passada, depois do 'sim' pronunciado pelos britânicos na quinta-feira à saída do Reino Unido da UE (´brexit), 43 anos depois de terem aderido aos tratados europeus.

Os Estados Unidos estão particularmente preocupados com as consequências no crescimento mundial e as turbulências nos mercados financeiros, que caíram fortemente na sexta-feira na Europa e em menor medida no resto do mundo.

O presidente norte-americano, Barack Obama, pronunciou-se claramente a favor da manutenção do Reino Unido na UE, em vão. A partir de agora, os americanos esforçam-se para manter a unidade dos Ocidentais.

Na sexta-feira, Obama afirmou que o Reino Unido e a UE continuariam a ser "parceiros indispensáveis" dos Estados Unidos.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.