sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Secretário de Estado norte-americano em Bruxelas e Londres amanhã

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, vai deslocar-se a Bruxelas e Londres, depois de os britânicos terem decidido no referendo de quinta-feira sair da União Europeia (UE), indicaram hoje fontes próximas do responsável norte-americano.

© POOL New / Reuters

Depois de ter chegado hoje a Roma para se encontrar com o homólogo italiano, Paolo Gentiloni, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, Kerry vai deslocar-se a Bruxelas para um encontro com a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, inicialmente previsto para hoje em Roma.

Posteriormente, Kerry vai a Londres para se reunir com o homólogo britânico, Philip Hammond, e com outros membros do Governo cessante do primeiro-ministro, David Cameron, adiantaram os os mesmos responsáveis, citados pela Agência France Presse.

Washington não escondeu a deceção na semana passada, depois do 'sim' pronunciado pelos britânicos na quinta-feira à saída do Reino Unido da UE (´brexit), 43 anos depois de terem aderido aos tratados europeus.

Os Estados Unidos estão particularmente preocupados com as consequências no crescimento mundial e as turbulências nos mercados financeiros, que caíram fortemente na sexta-feira na Europa e em menor medida no resto do mundo.

O presidente norte-americano, Barack Obama, pronunciou-se claramente a favor da manutenção do Reino Unido na UE, em vão. A partir de agora, os americanos esforçam-se para manter a unidade dos Ocidentais.

Na sexta-feira, Obama afirmou que o Reino Unido e a UE continuariam a ser "parceiros indispensáveis" dos Estados Unidos.

Lusa

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.