sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Secretário de Estado norte-americano em Bruxelas e Londres amanhã

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, vai deslocar-se a Bruxelas e Londres, depois de os britânicos terem decidido no referendo de quinta-feira sair da União Europeia (UE), indicaram hoje fontes próximas do responsável norte-americano.

© POOL New / Reuters

Depois de ter chegado hoje a Roma para se encontrar com o homólogo italiano, Paolo Gentiloni, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, Kerry vai deslocar-se a Bruxelas para um encontro com a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, inicialmente previsto para hoje em Roma.

Posteriormente, Kerry vai a Londres para se reunir com o homólogo britânico, Philip Hammond, e com outros membros do Governo cessante do primeiro-ministro, David Cameron, adiantaram os os mesmos responsáveis, citados pela Agência France Presse.

Washington não escondeu a deceção na semana passada, depois do 'sim' pronunciado pelos britânicos na quinta-feira à saída do Reino Unido da UE (´brexit), 43 anos depois de terem aderido aos tratados europeus.

Os Estados Unidos estão particularmente preocupados com as consequências no crescimento mundial e as turbulências nos mercados financeiros, que caíram fortemente na sexta-feira na Europa e em menor medida no resto do mundo.

O presidente norte-americano, Barack Obama, pronunciou-se claramente a favor da manutenção do Reino Unido na UE, em vão. A partir de agora, os americanos esforçam-se para manter a unidade dos Ocidentais.

Na sexta-feira, Obama afirmou que o Reino Unido e a UE continuariam a ser "parceiros indispensáveis" dos Estados Unidos.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.