sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Cameron descarta realização de segundo referendo sobre saída da UE

O Governo britânico descartou hoje a possibilidade de vir a realizar outro referendo sobre a permanência ou a saída do Reino Unido na União Europeia, confirmou um porta-voz do primeiro-ministro, David Cameron.

Matt Dunham

Fontes oficiais no nº 10 de Downing Street, a residência oficial do chefe do Governo britânico, afirmaram que um segundo plebiscito "não está nos planos" do executivo britânico e que os cidadãos votaram por um "resultado definitivo", divulgou a agência EFE.

A confirmar esta determinação, David Cameron lançou hoje a "equipa do Brexit", encarregada de preparar as negociações sobre a saída do Reino Unido da UE, opção vencedora no referendo britânico realizado na passada quinta-feira.

Durante o passado fim-de-semana, cerca de 3,7 milhões de britânicos apoiaram uma petição dos cidadãos junto da Câmara dos Comuns, câmara baixa do Parlamento, solicitando a anulação dos resultados do referendo do passado dia 23 e a celebração de um novo referendo sobre a mesma questão.

O texto da petição pede aos deputados britânicos "a implementação de uma norma segundo a qual a vitória abaixo dos 60 por cento da votação e decorrente de uma participação abaixo dos 75% do eleitorado deveria implicar a repetição do plebiscito.

A comissão de petições da Câmara dos Comuns purgou ontem 77 mil assinaturas fraudulentas da petição, que se converteu na mais subscrita de sempre da história parlamentar da mais antiga democracia do mundo.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido deve sair da UE, depois de o Brexit (nome como ficou conhecida a saída britânica da União Europeia) ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira.

Logo na sexta-feira, David Cameron anunciou a sua demissão, com efeitos em outubro, e os líderes da UE defenderam uma saída rápida do Reino Unido.

O Conselho Europeu reúne-se na terça e quarta-feira em Bruxelas para analisar os cenários pós-Brexit.


Lusa

  • Inglaterra estreia-se com vitória suada frente à Tunísia

    Mundial 2018 / Tunísia

    A seleção inglesa estreou-se no Mundial 2018 com um triunfo sobre a Tunísia por 2-1, com o golo da vitória a ser apontado já para lá do minuto 90. O jogo foi referente à 1.ª jornada do grupo G. Veja aqui os golos e os lances que marcaram o encontro.

  • O melhor golo do 5.º dia de Mundial

    Desporto

    Numa escolha feita pelos jornalistas de desporto e do site da SIC Notícias, mostramos-lhe o melhor golo deste quinto dia de Mundial. Foi apontado por Dries Mertens, na vitória da Bélgica sobre o Panamá por 3-0.

  • Salto de Cristiano Ronaldo inspira dança afro-beat

    Desporto

    Uma música humorística afro-beat, publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França.

  • Ronaldo no País dos Sovietes: As religiões praticadas na Rússia
    1:55
  • "Estamos a plantar fósforos"
    2:09

    Opinião

    O calor regressou esta segunda-feira em força e no terreno estiveram quase 1300 bombeiros a combater 70 fogos por todo o país. Depois da tragédia de Pedrógão Grande, o Presidente da República diz que a consciência do país mudou mas é preciso fazer mais. Já Miguel Sousa Tavares diz que o país está mais preparado para combater os incêndios do que alguma vez esteve. No entanto, o comentador da SIC diz que já foram plantados mais de "2500 hectares de eucaliptos" desde Pedrógão e que enquanto isso acontecer Portugal vai continuar a arder. 

    Miguel Sousa Tavares

  • Pai de Meghan Markle lamenta ser "nota de rodapé" no casamento real
    2:03
  • Quando as crianças fazem das suas... os pais é que pagam

    Mundo

    Quando as crianças fazem das suas, restam os pais para as castigar ou, em alguns casos, para sofrer as consequências desses atos. Quem o pode dizer é um casal norte-americano, que recebeu uma fatura de 132 mil dólares (cerca de 114 mil euros), depois de o filho ter derrubado uma estátua num centro comunitário.

    SIC