sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Cameron descarta realização de segundo referendo sobre saída da UE

O Governo britânico descartou hoje a possibilidade de vir a realizar outro referendo sobre a permanência ou a saída do Reino Unido na União Europeia, confirmou um porta-voz do primeiro-ministro, David Cameron.

Matt Dunham

Fontes oficiais no nº 10 de Downing Street, a residência oficial do chefe do Governo britânico, afirmaram que um segundo plebiscito "não está nos planos" do executivo britânico e que os cidadãos votaram por um "resultado definitivo", divulgou a agência EFE.

A confirmar esta determinação, David Cameron lançou hoje a "equipa do Brexit", encarregada de preparar as negociações sobre a saída do Reino Unido da UE, opção vencedora no referendo britânico realizado na passada quinta-feira.

Durante o passado fim-de-semana, cerca de 3,7 milhões de britânicos apoiaram uma petição dos cidadãos junto da Câmara dos Comuns, câmara baixa do Parlamento, solicitando a anulação dos resultados do referendo do passado dia 23 e a celebração de um novo referendo sobre a mesma questão.

O texto da petição pede aos deputados britânicos "a implementação de uma norma segundo a qual a vitória abaixo dos 60 por cento da votação e decorrente de uma participação abaixo dos 75% do eleitorado deveria implicar a repetição do plebiscito.

A comissão de petições da Câmara dos Comuns purgou ontem 77 mil assinaturas fraudulentas da petição, que se converteu na mais subscrita de sempre da história parlamentar da mais antiga democracia do mundo.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido deve sair da UE, depois de o Brexit (nome como ficou conhecida a saída britânica da União Europeia) ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira.

Logo na sexta-feira, David Cameron anunciou a sua demissão, com efeitos em outubro, e os líderes da UE defenderam uma saída rápida do Reino Unido.

O Conselho Europeu reúne-se na terça e quarta-feira em Bruxelas para analisar os cenários pós-Brexit.


Lusa

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.