sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Cameron descarta realização de segundo referendo sobre saída da UE

O Governo britânico descartou hoje a possibilidade de vir a realizar outro referendo sobre a permanência ou a saída do Reino Unido na União Europeia, confirmou um porta-voz do primeiro-ministro, David Cameron.

Matt Dunham

Fontes oficiais no nº 10 de Downing Street, a residência oficial do chefe do Governo britânico, afirmaram que um segundo plebiscito "não está nos planos" do executivo britânico e que os cidadãos votaram por um "resultado definitivo", divulgou a agência EFE.

A confirmar esta determinação, David Cameron lançou hoje a "equipa do Brexit", encarregada de preparar as negociações sobre a saída do Reino Unido da UE, opção vencedora no referendo britânico realizado na passada quinta-feira.

Durante o passado fim-de-semana, cerca de 3,7 milhões de britânicos apoiaram uma petição dos cidadãos junto da Câmara dos Comuns, câmara baixa do Parlamento, solicitando a anulação dos resultados do referendo do passado dia 23 e a celebração de um novo referendo sobre a mesma questão.

O texto da petição pede aos deputados britânicos "a implementação de uma norma segundo a qual a vitória abaixo dos 60 por cento da votação e decorrente de uma participação abaixo dos 75% do eleitorado deveria implicar a repetição do plebiscito.

A comissão de petições da Câmara dos Comuns purgou ontem 77 mil assinaturas fraudulentas da petição, que se converteu na mais subscrita de sempre da história parlamentar da mais antiga democracia do mundo.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido deve sair da UE, depois de o Brexit (nome como ficou conhecida a saída britânica da União Europeia) ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira.

Logo na sexta-feira, David Cameron anunciou a sua demissão, com efeitos em outubro, e os líderes da UE defenderam uma saída rápida do Reino Unido.

O Conselho Europeu reúne-se na terça e quarta-feira em Bruxelas para analisar os cenários pós-Brexit.


Lusa

  • "Se me pergunta se estou de consciência tranquila, estou"
    2:13

    País

    O ministro Vieira da Silva assegura que aguarda com tranquilidade que a investigação em curso esclareça as alegadas irregularidades na associação Raríssimas. Alguns mecenas estão já a suspender o apoio, na sequência do escândalo que já levou a duas demissões. 

  • Novo regime dos recibos verdes "acaba com as injustiças dos escalões"
    1:10
  • Brinquedos tecnológicos para oferecer no Natal
    5:33
  • Aniversário de Marcelo passado nas comemorações dos 700 anos da Marinha
    1:45

    País

    O Presidente da República defende que é preciso continuar a investir na Armada, nas pessoas, nas capacidades e no apoio de retaguarda. No dia em que fez 69 anos, Marcelo Rebelo de Sousa esteve nas comemorações dos 700 da Marinha, onde sublinhou os sete séculos de conquistas e de combates navais.

  • Costa anuncia reunião sobre neutralidade carbónica em fevereiro
    2:03

    País

    O Presidente francês defende que é preciso ir mais longe e mais rápido na luta contra as alteração climáticas, numa resposta à decisão de Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris. Em fevereiro, será a vez de Portugal organizar uma reunião sobre energia e transportes.