sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Cameron descarta realização de segundo referendo sobre saída da UE

O Governo britânico descartou hoje a possibilidade de vir a realizar outro referendo sobre a permanência ou a saída do Reino Unido na União Europeia, confirmou um porta-voz do primeiro-ministro, David Cameron.

Matt Dunham

Fontes oficiais no nº 10 de Downing Street, a residência oficial do chefe do Governo britânico, afirmaram que um segundo plebiscito "não está nos planos" do executivo britânico e que os cidadãos votaram por um "resultado definitivo", divulgou a agência EFE.

A confirmar esta determinação, David Cameron lançou hoje a "equipa do Brexit", encarregada de preparar as negociações sobre a saída do Reino Unido da UE, opção vencedora no referendo britânico realizado na passada quinta-feira.

Durante o passado fim-de-semana, cerca de 3,7 milhões de britânicos apoiaram uma petição dos cidadãos junto da Câmara dos Comuns, câmara baixa do Parlamento, solicitando a anulação dos resultados do referendo do passado dia 23 e a celebração de um novo referendo sobre a mesma questão.

O texto da petição pede aos deputados britânicos "a implementação de uma norma segundo a qual a vitória abaixo dos 60 por cento da votação e decorrente de uma participação abaixo dos 75% do eleitorado deveria implicar a repetição do plebiscito.

A comissão de petições da Câmara dos Comuns purgou ontem 77 mil assinaturas fraudulentas da petição, que se converteu na mais subscrita de sempre da história parlamentar da mais antiga democracia do mundo.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido deve sair da UE, depois de o Brexit (nome como ficou conhecida a saída britânica da União Europeia) ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira.

Logo na sexta-feira, David Cameron anunciou a sua demissão, com efeitos em outubro, e os líderes da UE defenderam uma saída rápida do Reino Unido.

O Conselho Europeu reúne-se na terça e quarta-feira em Bruxelas para analisar os cenários pós-Brexit.


Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.