sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Fitch baixa rating do Reino Unido para AA com perspetiva negativa

A agência de notação financeira Fitch baixou hoje a classificação da dívida do Reino Unido de AA+ para AA, com perspetiva negativa, depois de os britânicos terem votado a favor da saída da União Europeia.

© Jon Nazca / Reuters

O 'rating' com perspetiva negativa significa que a nota de crédito do Reino Unido pode descer ainda mais nos próximos dias.

Antes, também a Standard and Poor's (S&P) - uma das três grandes agências de 'rating' mundiais, a par da Moody's e da Fitch -- tinha retirado ao Reino Unido a classificação de triplo A (a melhor possível), descendo a nota em dois níveis para AA.

A norte-americana Moody's degradou a sua perspetiva sobre a qualidade creditícia do Reino Unido, de 'estável' para 'negativa', na sexta-feira, o que significa que o 'rating', que está em 'Aa1', pode vir a descer novamente em breve.

Já a agência canadiana DBRS reafirmou o triplo A atribuído ao Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, reafirmando igualmente a perspetiva de 'estável' das notações atribuídas à credibilidade creditícia britânica.

Os eleitores britânicos decidiram na quinta-feira que o Reino Unido vai sair da União Europeia (UE), com o 'Brexit' a conquistar 51,9% dos votos no referendo, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

As notas das agências de 'rating' constituem uma espécie de certificados de solvência e ditam as condições em que as empresas e os países acedem aos mercados.

Quanto mais baixa for a classificação, mais altas são as taxas de juros exigidas pelos credores.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • IPSS despejada nos Açores
    2:25

    País

    A IPSS Aurora Social, de Ponta Delgada, nos Açores, foi notificada pelo tribunal a abandonar a cozinha onde, há mais de 20 anos, fornece comida a quem mais precisa. A decisão judicial partiu de uma queixa dos moradores e põe em causa os postos de trabalho de 13 funcionárias, a maioria com deficiência. Há dois anos que a Secretaria Regional de Solidariedade Social dos Açores tenta encontrar uma alternativa à cozinha, que tem licença da câmara.

  • Pais revoltados com transporte de crianças do Mogadouro
    4:14

    País

    Os pais dos alunos de algumas aldeias de Mogadouro estão preocupados com a falta de segurança do transporte dos filhos para a escola, na sede de concelho. Os pais contestam o autocarro degradado, que avaria com frequência, e a falta de cintos de segurança em percursos rurais com dezenas de quilómetros.

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15
  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.