sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Fitch baixa rating do Reino Unido para AA com perspetiva negativa

A agência de notação financeira Fitch baixou hoje a classificação da dívida do Reino Unido de AA+ para AA, com perspetiva negativa, depois de os britânicos terem votado a favor da saída da União Europeia.

© Jon Nazca / Reuters

O 'rating' com perspetiva negativa significa que a nota de crédito do Reino Unido pode descer ainda mais nos próximos dias.

Antes, também a Standard and Poor's (S&P) - uma das três grandes agências de 'rating' mundiais, a par da Moody's e da Fitch -- tinha retirado ao Reino Unido a classificação de triplo A (a melhor possível), descendo a nota em dois níveis para AA.

A norte-americana Moody's degradou a sua perspetiva sobre a qualidade creditícia do Reino Unido, de 'estável' para 'negativa', na sexta-feira, o que significa que o 'rating', que está em 'Aa1', pode vir a descer novamente em breve.

Já a agência canadiana DBRS reafirmou o triplo A atribuído ao Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, reafirmando igualmente a perspetiva de 'estável' das notações atribuídas à credibilidade creditícia britânica.

Os eleitores britânicos decidiram na quinta-feira que o Reino Unido vai sair da União Europeia (UE), com o 'Brexit' a conquistar 51,9% dos votos no referendo, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

As notas das agências de 'rating' constituem uma espécie de certificados de solvência e ditam as condições em que as empresas e os países acedem aos mercados.

Quanto mais baixa for a classificação, mais altas são as taxas de juros exigidas pelos credores.

Lusa

  • S&P corta rating do Reino Unido em dois níveis

    Brexit

    A agência de notação financeira norte-americana Standard and Poor's (S&P) baixou hoje o 'rating' da dívida britânica em dois níveis, de "AAA" para "AA", depois de os eleitores britânicos terem optado, em referendo, pela saída da União Europeia.

  • Lei existe há quatro anos mas não tem regulamentação
    2:03
  • Denúncia de maus tratos a cães no canil municipal de Elvas
    2:24

    País

    O Grupo de Intervenção e Resgate Animal denunciou nas redes sociais alegados maus tratos a animais no canil municipal de Elvas. As imagens mostram uma cadela com uma corda ao pescoço. A autarquia abriu um inquérito para averiguar o caso, suspendendo também o trabalho dos voluntários no canil.

  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Ovibeja aposta este ano na internacionalização da agricultura
    2:07

    País

    A Ovibeja começou esta quinta-feira e este ano aposta na internacionalização dos produtos agrícolas do Alentejo. Centenas de expositores esgotam o certame, que é uma monstra da agricultura portuguesa. António Costa, na sexta-feira, e Marcelo Rebelo de Sousa, no sábado, são alguns dos políticos com a presença marcada em Beja.

  • Estados Unidos vão reforçar as sanções à Coreia do Norte
    1:31

    Mundo

    Washington pretende também investir nos esforços diplomáticos para que Pyongyang ponha fim aos programas nucleares e de mísseis. A nova estratégia de Donald Trump foi anunciada quarta-feira à noite. A força aérea norte-americana testou esta quarta-feira um míssil de longo-alcance que percorreu 6800 quilómetros sobre o Pacífico a partir de uma base na Califórnia.

  • Le Pen vai à pesca
    0:35

    Eleições França 2017

    Marine Le Pen, candida à presidência de França fez esta quinta-feira uma "pausa" na campanha eleitoral e aproveitou para ir à pesca. A candidata navegou num barco de pesca no Mediterrâneo.