sicnot

Perfil

Brexit

"O grande desafio é atacar as causas do Brexit"

Exclusivo SIC

"O grande desafio é atacar as causas do Brexit"

Bernardo Ferrão da SIC está em Bruxelas, onde entrevistou, em exclusivo, o primeiro-ministro. António Costa chegou ao Conselho Europeu com um discurso crítico sobre o atual estado da União Europeia e diz que é mais importante olhar para as causas do Brexit, do que pensar quando é que o Reino Unido vai ativar o artigo 50. O primeiro-ministro defende ainda que o processo tem de ser feito em "espírito amigável" e sem pressas. Quando questionado sobre outros possíveis referendos, António Costa lembrou que as decisões, como a do Reino Unido, resultam da "campanha do medo".

  • Sessão mais emotiva do ano no Parlamento Europeu
    2:30

    Brexit

    O Parlamento Europeu aprovou a resolução que pede a ativação imediata do processo de saída do Reino Unido. A votação aconteceu depois de vários discursos inflamados a favor e contra a União Europeia. O mais marcante foi o do britânico que liderou a campanha pelo Brexit que acabou por ser apupado. Os eurodeputados escoceses pedem apoio para se manterem na União Europeia.

  • União Europeia à espera do pedido formal do Brexit
    2:11

    Brexit

    A saída do Reino Unido é o assunto central da cimeira de líderes que decorre em Bruxelas. Cameron quer que as negociações sejam construtivas mas vários chefes de Estado avisam que não há negociação sem o pedido formal de saída. A Holanda diz que não é razoável pressionar o Reino Unido.

  • Cameron explica aos 27 como pretende efetuar saída do Reino Unido da UE
    0:37

    Brexit

    David Cameron está hoje a informar os ainda parceiros da União Europeia sobre o que pretende fazer, quanto aos resultados do referendo do Reino Unido. Em declarações à chegada ao Conselho Europeu em Bruxelas, o primeiro-ministro demissionário disse que a saída deve ser feita de forma construtiva, uma vez que os britânicos não deixam de ser europeus.

  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • "Burlão do amor" acusado de tirar 450 mil euros a amante
    2:21

    País

    Um homem com cerca de 50 anos é acusado de tirar 450 mil euros a uma mulher com quem começou por ter uma relação profissional. Ele pedia, ela emprestava. Anos depois, ela ficou insolvente, com dívidas à banca de 214 mil euros e sem emprego. O homem é arguido, nega a relação amorosa entre ambos, mas admite ter recebido dinheiro dela. Garante, no entanto, que tenciona pagar o que deve.