Parlamento europeu diz que é preciso evitar incertezas na UE
Parlamento europeu diz que é preciso evitar incertezas na UE
28.06.2016 20h34
O parlamento europeu aprovou hoje a resolução que pede a ativação imediata do processo de saída do Reino Unido da União Europeia e diz que é preciso evitar incertezas na UE. A enviada especial da SIC a Londres, Cândida Pinto, dá-nos conta do clima que se vive por estes dias na capital inglesa depois do referendo de quinta-feira.
Relacionados
- 2:09
Consultor considera que o Brexit pode ser uma oportunidade para Portugal
Um consultor financeiro português considera que o Brexit pode ser uma oportunidade para Portugal. Lisboa pode ser atrativa para os bancos e empresas que se prepararam para sair do Reino Unido. Aos enviados da SIC, o português Patrick D'Orey conta que a city, o centro financeiro londrino, atingiu um pico de ansiedade nunca visto.
- 0:47
Obama alerta para riscos de histeria com o Brexit
O Presidente dos Estados Unidos da América lançou um alerta para o risco de uma histeria coletiva, face à saída do Reino Unido da União Europeia. Barack Obama prefere uma perspetiva mais calma, dizendo que nem a Europa nem a NATO estão à beira de um cataclismo.
- 1:32
Brexit deve levar Bruxelas a olhar para necessidades dos cidadãos europeus
À chegada à reunião dos líderes europeus em Bruxelas, António Costa saleintou que Bruxelas deve retirar lições do Brexit, nomeadamente olhar para as causas e para as necessidades dos cidadãos europeus.
- 0:46
Hollande defende que Reino Unido deve formalizar rapidamente pedido de saída
François Hollande diz que não há tempo a perder em relação ao Brexit. O Presidente francês defende que o Reino Unido deve formalizar rapidamente o pedido de saída e que a União Europeia tem de começar a preparar o futuro, apostar na juventude e organizar a zona euro de forma mais social.
- 2:30
Sessão mais emotiva do ano no Parlamento Europeu
O Parlamento Europeu aprovou a resolução que pede a ativação imediata do processo de saída do Reino Unido. A votação aconteceu depois de vários discursos inflamados a favor e contra a União Europeia. O mais marcante foi o do britânico que liderou a campanha pelo Brexit que acabou por ser apupado. Os eurodeputados escoceses pedem apoio para se manterem na União Europeia.
- 6:35
"O grande desafio é atacar as causas do Brexit"
Bernardo Ferrão da SIC está em Bruxelas, onde entrevistou, em exclusivo, o primeiro-ministro. António Costa chegou ao Conselho Europeu com um discurso crítico sobre o atual estado da União Europeia e diz que é mais importante olhar para as causas do Brexit, do que pensar quando é que o Reino Unido vai ativar o artigo 50. O primeiro-ministro defende ainda que o processo tem de ser feito em "espírito amigável" e sem pressas. Quando questionado sobre outros possíveis referendos, António Costa lembrou que as decisões, como a do Reino Unido, resultam da "campanha do medo".
Na Homepage
- 2:26
Conselho de Procriação Medicamente Assistida faz duras críticas ao veto do Tribunal Constitucional
O Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida diz que a decisão do Tribunal Constitucional sobre as barrigas de aluguer prejudica famílias e vai afastar os dadores. Já os juízes argumentam que é preciso esclarecer normas fundamentais.
26.04.2018 às 15h08
-
- 0:47
Bloco apresenta quatro projetos de lei para proteger inquilinos mais frágeis
26.04.2018 às 13h55
-
Hasta pública de madeira ardida rendeu 2,85 milhões de euros
Mais de meia centena de lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foram esta quinta-feira vendidos por 2,85 milhões de euros, numa hasta pública em Viseu.
26.04.2018 às 15h42
- 1:40
"Dinheiro gasto em contentores dava para construir outro hospital" no Porto
26.04.2018 às 13h37
-
- 1:28
Governo oferece férias aos portugueses com mais de 55 anos e baixos rendimentos
26.04.2018 às 13h24
-
Dois pescadores assistidos na praia de Cortegaça depois de barco ter virado
26.04.2018 às 15h45
-
- 0:52
- 3:03
Manifestações de apoio aos pais de Alfie impedidos de o levar para Itália
A justiça britânica rejeitou um novo recurso dos pais do bebé Alfie, que está em estado semivegetativo. O objetivo era levar o menino para Itália, para ser assistido numa unidade pediátrica no Vaticano. Os pais não querem que as máquinas sejam desligadas, mas os médicos defendem que os tratamentos são inúteis.
26.04.2018 às 15h12
-
BCE deixa taxas de juro inalteradas e mantém programa de compra de ativos
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje deixar as taxas de juro inalteradas e manter o programa de compra de ativos a um ritmo de 30 mil milhões de euros mensais até finais de setembro.
26.04.2018 às 13h26