sicnot

Perfil

Brexit

Parlamento europeu diz que é preciso evitar incertezas na UE

Parlamento europeu diz que é preciso evitar incertezas na UE

O parlamento europeu aprovou hoje a resolução que pede a ativação imediata do processo de saída do Reino Unido da União Europeia e diz que é preciso evitar incertezas na UE. A enviada especial da SIC a Londres, Cândida Pinto, dá-nos conta do clima que se vive por estes dias na capital inglesa depois do referendo de quinta-feira.

  • Consultor considera que o Brexit pode ser uma oportunidade para Portugal
    2:09

    Brexit

    Um consultor financeiro português considera que o Brexit pode ser uma oportunidade para Portugal. Lisboa pode ser atrativa para os bancos e empresas que se prepararam para sair do Reino Unido. Aos enviados da SIC, o português Patrick D'Orey conta que a city, o centro financeiro londrino, atingiu um pico de ansiedade nunca visto.

  • Obama alerta para riscos de histeria com o Brexit
    0:47

    Brexit

    O Presidente dos Estados Unidos da América lançou um alerta para o risco de uma histeria coletiva, face à saída do Reino Unido da União Europeia. Barack Obama prefere uma perspetiva mais calma, dizendo que nem a Europa nem a NATO estão à beira de um cataclismo.

  • Sessão mais emotiva do ano no Parlamento Europeu
    2:30

    Brexit

    O Parlamento Europeu aprovou a resolução que pede a ativação imediata do processo de saída do Reino Unido. A votação aconteceu depois de vários discursos inflamados a favor e contra a União Europeia. O mais marcante foi o do britânico que liderou a campanha pelo Brexit que acabou por ser apupado. Os eurodeputados escoceses pedem apoio para se manterem na União Europeia.

  • "O grande desafio é atacar as causas do Brexit"
    6:35

    Brexit

    Bernardo Ferrão da SIC está em Bruxelas, onde entrevistou, em exclusivo, o primeiro-ministro. António Costa chegou ao Conselho Europeu com um discurso crítico sobre o atual estado da União Europeia e diz que é mais importante olhar para as causas do Brexit, do que pensar quando é que o Reino Unido vai ativar o artigo 50. O primeiro-ministro defende ainda que o processo tem de ser feito em "espírito amigável" e sem pressas. Quando questionado sobre outros possíveis referendos, António Costa lembrou que as decisões, como a do Reino Unido, resultam da "campanha do medo".

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lages
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twiiter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.