sicnot

Perfil

Brexit

Rajoy diz que o mais importante é saber quando vai ser ativado o artigo 50

Rajoy diz que o mais importante é saber quando vai ser ativado o artigo 50

À chegada da Cimeira Europeia extraordinária, o chefe do Governo Espanhol sublinhou que o mais importante nesta fase é saber quando é que o Reino Unido vai ativar o artigo 50, que regula a saída do país da União Europeia. Mariano Rajoy disse ainda que espera ouvir as previsões de David Cameron.

  • Angela Merkel aguarda declaração oficial sobre referendo
    1:06

    Brexit

    A Chanceler alemã avisou hoje que não há lugar para negociações informais para a saída do Reino Unido, sem que o país declare oficialmente a decisão e invoque o artigo 50 do Tratado de Lisboa. Angela Merkel reforça ainda a importância de manter os restantes 27 estados-membros unidos e diz que o impasse criado com o referendo britânico tem agora que ser resolvido.

  • Reino Unido só deve ativar artigo 50 quando tiver "visão clara" do futuro
    0:37

    Brexit

    O ministro das Finanças britânico diz que o Reino Unido só deve ativar o artigo 50 para deixar a União Europeia quando tiver uma "visão clara" do seu futuro. George Osborne lembrou que acionar o artigo 50 dos Tratados Europeus envolve tempo e que, enquanto isso, o departamento de responsabilidade orçamental deve começar a desenhar um plano para o país depois do resultado do referendo da passada quinta-feira que deu a vitória à saída da União Europeia.

  • PSD e CDS assinalam 36º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro
    1:38

    País

    O presidente do PSD deixou críticas ao Partido Comunista, este domingo, a propósito do aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro. Pedro Passos Coelho lembrou os festejos dos comunistas na altura, numa resposta a quem questionou a abstenção dos sociais-democratas ao voto de pesar a Fidel Castro, que o PCP levou ao Parlamento. Este domingo, tanto o PSD como o CDS-PP prestaram homenagem a Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.