sicnot

Perfil

Brexit

União Europeia à espera do pedido formal do Brexit

União Europeia à espera do pedido formal do Brexit

A saída do Reino Unido é o assunto central da cimeira de líderes que decorre em Bruxelas. Cameron quer que as negociações sejam construtivas mas vários chefes de Estado avisam que não há negociação sem o pedido formal de saída. A Holanda diz que não é razoável pressionar o Reino Unido.

  • Sessão mais emotiva do ano no Parlamento Europeu
    2:30

    Brexit

    O Parlamento Europeu aprovou a resolução que pede a ativação imediata do processo de saída do Reino Unido. A votação aconteceu depois de vários discursos inflamados a favor e contra a União Europeia. O mais marcante foi o do britânico que liderou a campanha pelo Brexit que acabou por ser apupado. Os eurodeputados escoceses pedem apoio para se manterem na União Europeia.

  • "O grande desafio é atacar as causas do Brexit"
    6:35

    Brexit

    Bernardo Ferrão da SIC está em Bruxelas, onde entrevistou, em exclusivo, o primeiro-ministro. António Costa chegou ao Conselho Europeu com um discurso crítico sobre o atual estado da União Europeia e diz que é mais importante olhar para as causas do Brexit, do que pensar quando é que o Reino Unido vai ativar o artigo 50. O primeiro-ministro defende ainda que o processo tem de ser feito em "espírito amigável" e sem pressas. Quando questionado sobre outros possíveis referendos, António Costa lembrou que as decisões, como a do Reino Unido, resultam da "campanha do medo".

  • Brinquedos tecnológicos para oferecer no Natal
    5:33
  • Aniversário de Marcelo passado nas comemorações dos 700 anos da Marinha
    1:45

    País

    O Presidente da República defende que é preciso continuar a investir na Armada, nas pessoas, nas capacidades e no apoio de retaguarda. No dia em que fez 69 anos, Marcelo Rebelo de Sousa esteve nas comemorações dos 700 da Marinha, onde sublinhou os sete séculos de conquistas e de combates navais.

  • Costa anuncia reunião sobre neutralidade carbónica em fevereiro
    2:03

    País

    O Presidente francês defende que é preciso ir mais longe e mais rápido na luta contra as alteração climáticas, numa resposta à decisão de Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris. Em fevereiro, será a vez de Portugal organizar uma reunião sobre energia e transportes.