sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Cameron diz que líder trabalhista deve demitir-se

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, incentivou hoje o líder da oposição, Jeremy Corbyn, a demitir-se da liderança do partido Trabalhista em nome "do interesse nacional".

© Reuters Photographer / Reuter

"Sem dúvida, está nos interesses do meu partido que ele esteja lá sentado, mas não nos interessas nacionais. Por amor de Deus, homem, saia!" disse Cameron sobre Corbyn durante uma sessão parlamentar.

David Cameron encontra-se demissionário, devendo abandonar o cargo em outubro, depois da vitória dos partidários da saída do Reino-Unido da União Europeia no referendo de 23 de junho.

A bancada parlamentar do partido Trabalhista impôs na terça-feira uma moção de desconfiança a Jeremy Corbyn, com 172 deputados a apoiarem a saída do líder, contra 40 que defenderam a continuidade de Corbyn. A votação não é, no entanto, vinculativa e Corbyn já anunciou que não se demite.

Entretanto, a corrida ao cargo de primeiro-ministro, para sucessão de Cameron, começa hoje com dois favoritos: Boris Johnson, ex-presidente da Câmara de Londres e um dos maiores defensores do 'Brexit' e a ministra do Interior, Theresa May, que pode vir a ter o apoio oficial do partido.


Lusa

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.