sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Espanha rejeita que Escócia faça parte das negociações sobre saída do Reino Unido

O chefe do governo de gestão espanhol, Mariano Rajoy, disse hoje em Bruxelas que se opõe à participação da Escócia nas negociações sobre a saída do Reino Unido da UE, posição recebida "sem surpresa" pela chefe do executivo escocês.

JULIEN WARNAND / EPA

Na sequência da reunião dos 27 líderes políticos da União Europeia que hoje decorreu em Bruxelas consagrada ao pós-'brexit', a saída do Reino Unido, Rajoy referiu em conferência de imprensa que o governo espanhol, confrontado com a ameaça de uma independência da Catalunha, se opõe a que "as negociações sejam conduzidas com alguém de diferente à exceção do governo do Reino Unido".

"Os tratados europeus são contra. Se o Reino Unido parte, a Escócia também sairá das instituições da União Europeia", argumentou. O Reino Unido integra a Inglaterra, País de Gales, Escócia e ainda a província da Irlanda do Norte.

No referendo de quinta-feira que determinou a saída do Reino Unido (Brexit), as duas primeiras regiões votaram maioritariamente pela saída, e as duas últimas pela permanência na UE.

"O Reino Unido parte com todos os que fazem parte do Reino Unido", insistiu Rajoy. O dirigente do Partido Popular (PP, direita), saiu reforçado das legislativas de domingo mas à semelhança do que sucedeu em dezembro não conseguiu obter maioria absoluta.

Em Barcelona, desde as regionais de setembro que os separatistas são maioritários no parlamento catalão, eleitos com base num programa que aponta para a independência num prazo de 18 meses.

Numa primeira reação, a ministra-principal (cargo idêntico a chefe de governo) da Escócia, Nicola Sturgeon, disse não estar surpreendida com a resposta de Rajoy sobre as aspirações desta região em continuar integrada na EU após a concretização do Brexit.

"Não me surpreende neste momento", disse Sturgeon em conferência de imprensa numa reação às declarações do primeiro-ministro espanhol, acrescentado que o processo está "numa fase ainda inicial".

Lusa

  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.