sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Juncker vai reunir-se hoje com primeira-ministra da Escócia

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, vai reunir-se hoje, em Bruxelas, com a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, que pretende defender o lugar da Escócia na União Europeia (UE) depois da vitória do Brexit.

Nicola Sturgeon, primeira-ministra da Escócia

Nicola Sturgeon, primeira-ministra da Escócia

© Clodagh Kilcoyne / Reuters

O encontro vai realizar-se às 17:00 (16:00 em Lisboa), disse Margaritis Schinas, porta-voz da Comissão Europeia na rede social Twitter.

A primeira-ministra escocesa anunciou na terça-feira que iria hoje a Bruxelas para se reunir com dirigentes europeus, detalhando que ia encontrar-se nomeadamente com o presidente do Parlamento Europeu, Martin Shulz.

Nicola Sturgeon disse, naquele que foi o seu primeiro discurso no parlamento escocês desde a vitória do 'Brexit', estar "absolutamente determinada" a defender o lugar da Escócia na UE, recordando que os escoceses votaram maioritariamente (62%) pela permanência na UE no referendo de 23 de junho.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido deve sair da UE, depois de o 'Brexit' (nome como ficou conhecida a saída britânica da União Europeia) ter conquistado 51,9% dos votos.

Lusa

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.