sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Obama admite "preocupações" quanto ao crescimento económico a longo prazo

O Presidente norte-americano, Barack Obama, disse hoje que "preocupações legítimas pesam sobre o crescimento económico mundial a longo prazo", depois de os britânicos terem votado a favor da saída da União Europeia (UE).

© Kevin Lamarque / Reuters

"Penso que existem algumas preocupações legítimas a longo prazo quanto ao crescimento global, se, de facto, o Brexit acontecer e isso congela as possibilidades de investimento na Grã-Bretanha ou na Europa como um todo", afirmou Obama numa cimeira com os seus homólogos canadiano e mexicano na capital canadiana, Otava.

"Numa altura em que a taxa de crescimento global já é fraca, isto não ajuda", acrescentou.

Por outro lado, Obama mostrou-se "confiante" que a decisão britânica de deixar a União Europeia não vai afetar o sistema financeiro global, num dia em que os mercados voltaram a recuperar das perdas do pós-Brexit.

"Tendo em conta a votação do Reino Unido no sentido de sair da União Europeia, as nossas equipas económicas vão continuar a trabalhar em conjunto para nos mantermos focados no crescimento das nossas economias e garantirmos que o sistema financeiro global é estável, é algo que estou confiante que conseguiremos fazer", salientou Obama.

Lusa

  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04

    País

    Especialistas de mais de 20 países na área das doenças neurodegenerativas estão reunidos esta semana na Fundação Champalimaud, em Lisboa. A cimeira, realizada em parceria com a Fundação Rainha Sofia, de Espanha, é dedicada aos progressos na investigação e nos cuidados de saúde em doenças como o Alzheimer. As demências efetam 50 milhões de pessoas em todo o mundo, número que deverá triplicar em 2050.

  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31