sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Obama admite "preocupações" quanto ao crescimento económico a longo prazo

O Presidente norte-americano, Barack Obama, disse hoje que "preocupações legítimas pesam sobre o crescimento económico mundial a longo prazo", depois de os britânicos terem votado a favor da saída da União Europeia (UE).

© Kevin Lamarque / Reuters

"Penso que existem algumas preocupações legítimas a longo prazo quanto ao crescimento global, se, de facto, o Brexit acontecer e isso congela as possibilidades de investimento na Grã-Bretanha ou na Europa como um todo", afirmou Obama numa cimeira com os seus homólogos canadiano e mexicano na capital canadiana, Otava.

"Numa altura em que a taxa de crescimento global já é fraca, isto não ajuda", acrescentou.

Por outro lado, Obama mostrou-se "confiante" que a decisão britânica de deixar a União Europeia não vai afetar o sistema financeiro global, num dia em que os mercados voltaram a recuperar das perdas do pós-Brexit.

"Tendo em conta a votação do Reino Unido no sentido de sair da União Europeia, as nossas equipas económicas vão continuar a trabalhar em conjunto para nos mantermos focados no crescimento das nossas economias e garantirmos que o sistema financeiro global é estável, é algo que estou confiante que conseguiremos fazer", salientou Obama.

Lusa

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Quem são os arguidos da operação Fizz
    2:29

    País

    É já considerado o julgamento do ano da justiça portuguesa e o caso que está a abalar as relações entre Portugal e Angola. O processo da operação Fizz tem quatro arguidos, mas um deles, já é certo, não irá sentar-se esta segunda-feira no banco dos réus.

  • Que shutdown é este que paralisou os EUA?
    2:27
  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.