sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Presidente do Bundesbank contra estímulos monetários do BCE na zona euro depois do Brexit

O presidente do Bundesbank, Jens Weidmann, disse hoje não ver necessidade de o Banco Central Europeu (BCE) aplicar mais estímulos monetários na zona euro, depois de o Reino Unido ter decidido, em referendo, abandonar a União Europeia.

© Kai Pfaffenbach / Reuters

O responsável do banco central alemão afirmou hoje, em Munique, na Baviera, no sul da Alemanha, que não vê "a necessidade de um relaxamento da política monetária dominante na zona euro como reação do voto do Brexit".

Weidmann, na qualidade de presidente do Bundesbank, faz parte do Conselho de Governadores do BCE.

"A política monetária já é muito expansionista e seria questionável se uma orientação ainda mais expansionista teria um efeito estimulante", disse.

O responsável do banco central alemão considerou que a conjuntura da zona euro poderia ser afetada ligeiramente pelo "Brexit", e a da Alemanha também, pois o Reino Unido é o terceiro país de exportação para a economia germânica.

Todavia, advertiu Weidmann, é o Reino Unido o país que mais vai sofrer com esta decisão.

O responsável antecipou vantagens para Frankfurt como centro financeiro, em consequência do Brexit, mas considerou que "é necessário apoio político".

"Deveríamos dar as boas vindas aos que quiserem mudar o seu negócio de Londres para Frankfurt", declarou.

Jens Weidmann afirmou-se favorável a rápidas negociações sobre as futuras relações entre a União europeia e o Reino Unido, que deve receber um tratamento favorável, comparativo ao de outros Estados como a Suíça e a Noruega.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.