sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Marcha junta milhares em Londres contra saída da UE

Milhares marcharam hoje Londres para protestar contra os resultados do referendo no Reino Unido, que determinaram a saída da União Europeia, uma decisão que provocou turbulência política e dividiu a opinião pública.

© Paul Hackett / Reuters

Cantando "Nós te amamos UE", agitando bandeiras europeias e carregando bandeiras coloridas com 'slogans', os manifestantes começaram a marcha no final da manhã de hoje, em direção ao parlamento.

A votação de 23 de junho levou à renúncia do primeiro-ministro David Cameron, desencadeando uma batalha pela liderança no partido conservador, no poder, e lançando o caos no principal partido da oposição, os trabalhistas.

"Podemos evitar o Brexit, recusando aceitar o referendo como a palavra final, e retirar o nosso dedo do botão de autodestruição", disse o organizador da marcha, Keiran MacDermott, na sua página do Facebook, acrescentando: "não vamos deixar a próxima geração à deriva... Vamos marchar, vamos protestar, e vamos parar Brexit."

Os britânicos, preocupados com a imigração, votaram 52% a favor de uma saída do bloco europeu.

Lusa

  • Coreia do Norte lança novo míssil balístico

    Mundo

    O Pentágono detetou esta sexta-feira mais um lançamento de um míssil balístico por parte da Coreia do Norte. O primeiro-ministro japonês já confirmou o lançamento, que terá atingido a zona económica exclusiva, no Mar do Japão.

  • Menino perdido na Praia da Luz foi levado à GNR por turista
    1:11

    País

    Um menino inglês, de sete anos, esteve desaparecido na quinta-feira na Praia da Luz, no Algarve, depois de se ter perdido dos pais. A GNR colocou duas equipas de investigação no local, mas ao fim de uma hora e meia o rapaz apareceu na esquadra de Lagos acompanhado por um turista a quem terá pedido ajuda.

  • Mais viagens mas menos turistas de Portugal
    1:22

    País

    Os residentes em Portugal - sejam portugueses ou estrangeiros - realizaram quatro milhões de viagens turísticas, só no primeiro trimestre do ano. Um aumento de mais de 6% nas viagens dentro do país face ao período homólogo e de mais de 15% nas viagens para fora, de avião. O estudo é do INE, o Instituto Nacional de Estatística, que permite fazer o retrato mais claro de quem viaja e porquê.

  • Algarve sozinho gera metade dos bens transacionáveis em Portugal
    4:14

    SIC 25 Anos

    O Algarve quase não tem indústria e os especialistas consideram que é excessivamente dependente do turismo. Ainda assim, sozinho contribui com metade do que Portugal gera em bens transacionáveis. A região tem problemas graves, como a falta de médicos e um custo de vida muito alto, mas continua a atrair a maior parte dos turistas e muitos estrangeiros decidem mesmo escolher a região para viver.