sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

UE deve "sair por cima" e tratar do que britânicos travavam

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou hoje que a Europa "deve sair por cima" do Brexit, lançando os projetos que pensava condenados a um veto britânico e melhorando a comunicação.

Christine Lagarde, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI)

Christine Lagarde, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI)

© Leonhard Foeger / Reuters

Numa conferência económica em Aix-en-Provence, no sul de França, Lagarde referiu-se a "tantas coisas que uma e outra vez os comissários europeus diziam que não podiam ser feitas por causa dos britânicos", para defender que esses projetos devem ser empreendidos quando o Reino Unido deixar de estar "sentado à mesma mesa".

"Isso seria um verdadeiro projeto para estimular" a construção europeia, disse, acrescentando que para a economia mundial é "fundamental que os europeus decidam sair por cima do Brexit".

A diretora do FMI frisou por outro lado a importância de a União Europeia melhorar a comunicação.

"É preciso evidentemente trabalhar a realidade económica, mas também imperativamente ocupar-se das perceções", disse. "Se há um enorme fosso entre as perceções dos povos e a realidade, há um problema real de comunicação", acrescentou.

Lagarde afirmou que, apesar de tudo, a saída do Reino Unido da UE está "entre aspas", uma vez que até que Londres acione o artigo 50.º que dá início ao prazo de dois anos de negociações, "tudo - as suas obrigações, as suas contribuições financeiras" continuam iguais.

Lusa

  • "Nos últimos 14 anos alertámos que este dia iria voltar"
    3:50

    País

    O vice-presidente da Câmara de Mação diz que se sente humilhado com o recurso a meios espanhóis para o combate ao fogo no concelho. Em entrevista à SIC, António Louro, que é também engenheiro florestal, critica os vários governos e afirma que nada disto teria acontecido se tivessem ouvido os apelos desesperados da autarquia depois do incêndio que, em 2003, destruiu grande parte do concelho.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • André Ventura rejeita acusações de xenofobia
    1:27

    País

    O candidato do PSD à Câmara de Loures diz que tocou num tema que as pessoas queriam discutir. Entrevistado na SIC Notícias, André Ventura insiste que as declarações que fez sobre a comunidade cigana não são xenófobas ou racistas.

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.