sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Ministro das Finanças austríaco acredita que Reino Unido se vai manter na UE

O Reino Unido vai manter-se na União Europeia apesar da vitória do Brexit no referendo de 23 de junho, disse hoje à imprensa alemã o ministro das finanças austríaco, Hans Joerg Schelling.

© Reuters Photographer / Reuter

"Daqui a cinco anos ainda vão existir 28 Estados-membros", disse Hans Schelling ao jornal económico alemão Handelsblatt.

O ministro do Governo de Viena acrescenta que os líderes europeus discutem nesta altura "todas as possibilidades" para que os britânicos se mantenham na União Europeia através "de um acordo comercial semelhante ao que se encontra em vigor com a Suíça e a Noruega".

Schelling disse também que, em virtude do referendo, haverá a hipótese de Londres se desagregar da Escócia, do País de Gales e da Irlanda do Norte, onde a maioria dos eleitores votou a favor da permanência na União Europeia.

Neste referendo, 52 por cento dos eleitores britânicos votaram a favor da saída da União Europeia e 48 por cento quis continuar a fazer parte do bloco europeu.

Com Lusa

  • Médicos e ministro da Saúde voltam hoje às negociações

    País

    O Ministério da Saúde deverá apresentar uma proposta que poderá ser decisiva para a convocação ou não de uma nova greve. O Sindicato Independente dos Médicos e a Federação Nacional de Médicos tinham anunciado, no dia 11 de agosto, que vão realizar uma greve de dois dias na primeira semana de outubro, se a nova proposta negocial não levar em conta o que reivindicam.

  • PJ de Portimão deteve italiano foragido
    0:55

    País

    A Polícia Judiciária de Portimão deteve em Lagos um homem italiano que aguardava extradição. O antigo piloto de automóveis esteve foragido durante quase um ano, depois de ter cortado a pulseira eletrónica.