sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Theresa May à frente na corrida para a liderança dos conservadores britânicos

A ministra do Interior britânica Theresa May venceu hoje por larga maioria a primeira votação dos deputados conservadores para a eleição do novo líder, que também será o novo primeiro-ministro a negociar a saída da UE.

© Dylan Martinez / Reuters

Uma eurocética que no final de juntou à campanha pró-União Europeia (UE), May recebeu o apoio de 165 dos 330 deputados tories da câmara dos Comuns, exatamente metade do grupo parlamentar.

Foi seguida pela ministra da Energia Andrea Leadsom (66 votos), pelo ministro da Justiça Michael Gove (48), e pelo secretário de Estado do Trabalho e Reformas, Stephen Crabb (34). Na quinta posição e com 16 votos, o antigo ministro da Defesa Liam Fox foi eliminado da corrida.

Duas outras votações estão previstas para as próximas quinta e terça-feira, para selecionar os dois finalistas que serão de seguida escrutinados por um voto por correspondência dos 150.000 militantes, durante o verão. O eleito, ou eleita, será anunciado em 9 de setembro.

O primeiro-ministro conservador David Cameron, que não participou na votação, anunciou a sua demissão em 24 de junho, um dia após o resultado do referendo que impôs a saída da UE, indicando que deixava ao seu sucessor a tarefa de conduzir as negociações sobre a saída do clube europeu.

No decurso da campanha do referendo, todos os restantes candidatos que se apresentam à seguintes votações fizeram campanha pela saída pelo Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia.

Lusa

  • Partido conservador britânico escolhe sucessor de David Cameron

    Brexit

    Já começou a escolha para a liderança do Partido Conservador do Reino Unido. Após votação, os cinco candidatos ficam hoje reduzidos a quatro. As próximas votaçoes são amanhã e na terça-feira da próxima semana. Os dois últimos candidatos vão depois disputar as eleiçoes de 9 setembro, em que estão convocados 150 mil militantes. O próximo líder irá suceder a David Cameron e negociar a saída britanica da União Europeia. A ministra do Interior Theresa May é favorita e venceu a primeira ronda de votação.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..