sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Theresa May à frente na corrida para a liderança dos conservadores britânicos

A ministra do Interior britânica Theresa May venceu hoje por larga maioria a primeira votação dos deputados conservadores para a eleição do novo líder, que também será o novo primeiro-ministro a negociar a saída da UE.

© Dylan Martinez / Reuters

Uma eurocética que no final de juntou à campanha pró-União Europeia (UE), May recebeu o apoio de 165 dos 330 deputados tories da câmara dos Comuns, exatamente metade do grupo parlamentar.

Foi seguida pela ministra da Energia Andrea Leadsom (66 votos), pelo ministro da Justiça Michael Gove (48), e pelo secretário de Estado do Trabalho e Reformas, Stephen Crabb (34). Na quinta posição e com 16 votos, o antigo ministro da Defesa Liam Fox foi eliminado da corrida.

Duas outras votações estão previstas para as próximas quinta e terça-feira, para selecionar os dois finalistas que serão de seguida escrutinados por um voto por correspondência dos 150.000 militantes, durante o verão. O eleito, ou eleita, será anunciado em 9 de setembro.

O primeiro-ministro conservador David Cameron, que não participou na votação, anunciou a sua demissão em 24 de junho, um dia após o resultado do referendo que impôs a saída da UE, indicando que deixava ao seu sucessor a tarefa de conduzir as negociações sobre a saída do clube europeu.

No decurso da campanha do referendo, todos os restantes candidatos que se apresentam à seguintes votações fizeram campanha pela saída pelo Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia.

Lusa

  • Partido conservador britânico escolhe sucessor de David Cameron

    Brexit

    Já começou a escolha para a liderança do Partido Conservador do Reino Unido. Após votação, os cinco candidatos ficam hoje reduzidos a quatro. As próximas votaçoes são amanhã e na terça-feira da próxima semana. Os dois últimos candidatos vão depois disputar as eleiçoes de 9 setembro, em que estão convocados 150 mil militantes. O próximo líder irá suceder a David Cameron e negociar a saída britanica da União Europeia. A ministra do Interior Theresa May é favorita e venceu a primeira ronda de votação.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Trump e os jornalistas: uma relação (su)rreal
    2:08
  • Novo campo de refugiados construído em Mossul

    Mundo

    Um novo campo de refugiados foi construído em Mossul, no Iraque. Com cerca de 4 mil tendas, foi construído durante 45 dias para albergar os deslocados que se prevê que aumentem com a atual ofensiva militar na zona ocidental da cidade.