sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Theresa May à frente na corrida para a liderança dos conservadores britânicos

A ministra do Interior britânica Theresa May venceu hoje por larga maioria a primeira votação dos deputados conservadores para a eleição do novo líder, que também será o novo primeiro-ministro a negociar a saída da UE.

© Dylan Martinez / Reuters

Uma eurocética que no final de juntou à campanha pró-União Europeia (UE), May recebeu o apoio de 165 dos 330 deputados tories da câmara dos Comuns, exatamente metade do grupo parlamentar.

Foi seguida pela ministra da Energia Andrea Leadsom (66 votos), pelo ministro da Justiça Michael Gove (48), e pelo secretário de Estado do Trabalho e Reformas, Stephen Crabb (34). Na quinta posição e com 16 votos, o antigo ministro da Defesa Liam Fox foi eliminado da corrida.

Duas outras votações estão previstas para as próximas quinta e terça-feira, para selecionar os dois finalistas que serão de seguida escrutinados por um voto por correspondência dos 150.000 militantes, durante o verão. O eleito, ou eleita, será anunciado em 9 de setembro.

O primeiro-ministro conservador David Cameron, que não participou na votação, anunciou a sua demissão em 24 de junho, um dia após o resultado do referendo que impôs a saída da UE, indicando que deixava ao seu sucessor a tarefa de conduzir as negociações sobre a saída do clube europeu.

No decurso da campanha do referendo, todos os restantes candidatos que se apresentam à seguintes votações fizeram campanha pela saída pelo Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia.

Lusa

  • Partido conservador britânico escolhe sucessor de David Cameron

    Brexit

    Já começou a escolha para a liderança do Partido Conservador do Reino Unido. Após votação, os cinco candidatos ficam hoje reduzidos a quatro. As próximas votaçoes são amanhã e na terça-feira da próxima semana. Os dois últimos candidatos vão depois disputar as eleiçoes de 9 setembro, em que estão convocados 150 mil militantes. O próximo líder irá suceder a David Cameron e negociar a saída britanica da União Europeia. A ministra do Interior Theresa May é favorita e venceu a primeira ronda de votação.

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.