sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Theresa May à frente na corrida para a liderança dos conservadores britânicos

A ministra do Interior britânica Theresa May venceu hoje por larga maioria a primeira votação dos deputados conservadores para a eleição do novo líder, que também será o novo primeiro-ministro a negociar a saída da UE.

© Dylan Martinez / Reuters

Uma eurocética que no final de juntou à campanha pró-União Europeia (UE), May recebeu o apoio de 165 dos 330 deputados tories da câmara dos Comuns, exatamente metade do grupo parlamentar.

Foi seguida pela ministra da Energia Andrea Leadsom (66 votos), pelo ministro da Justiça Michael Gove (48), e pelo secretário de Estado do Trabalho e Reformas, Stephen Crabb (34). Na quinta posição e com 16 votos, o antigo ministro da Defesa Liam Fox foi eliminado da corrida.

Duas outras votações estão previstas para as próximas quinta e terça-feira, para selecionar os dois finalistas que serão de seguida escrutinados por um voto por correspondência dos 150.000 militantes, durante o verão. O eleito, ou eleita, será anunciado em 9 de setembro.

O primeiro-ministro conservador David Cameron, que não participou na votação, anunciou a sua demissão em 24 de junho, um dia após o resultado do referendo que impôs a saída da UE, indicando que deixava ao seu sucessor a tarefa de conduzir as negociações sobre a saída do clube europeu.

No decurso da campanha do referendo, todos os restantes candidatos que se apresentam à seguintes votações fizeram campanha pela saída pelo Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia.

Lusa

  • Partido conservador britânico escolhe sucessor de David Cameron

    Brexit

    Já começou a escolha para a liderança do Partido Conservador do Reino Unido. Após votação, os cinco candidatos ficam hoje reduzidos a quatro. As próximas votaçoes são amanhã e na terça-feira da próxima semana. Os dois últimos candidatos vão depois disputar as eleiçoes de 9 setembro, em que estão convocados 150 mil militantes. O próximo líder irá suceder a David Cameron e negociar a saída britanica da União Europeia. A ministra do Interior Theresa May é favorita e venceu a primeira ronda de votação.

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.