sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Hollande, Merkel e Renzi em cimeira sobre Brexit no fim de agosto

O Presidente francês, a chanceler alemã e o primeiro-ministro italiano vão reunir-se em finais de agosto para voltar a analisar a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), conhecido por Brexit, anunciou hoje o Governo gaulês.

© Hannibal Hanschke / Reuters

A 27 de junho último, cinco dias após o referendo britânico, François Hollande, Angela Merkel e Matteo Renzi exortaram Londres a invocar, com celeridade, o artigo 50.º do Tratado de Lisboa, que regulamenta o processo de saída e que só pode ser ativado pelo país que vai abandonar a UE.

Nessa data, em Berlim, os três países sublinharam também a intenção de dar um novo impulso ao trabalho da UE em algumas áreas e definiram que se iriam apresentar rapidamente "medidas concretas" contra o terrorismo 'jihadista' e de apoio aos refugiados, para favorecer o crescimento económico, o emprego e a juventude.

Hoje, o porta-voz do Governo francês, Stéphane Le Foll, que não precisou o local da reunião, adiantou que Hollande irá efetuar entre 19 e 21 deste mês uma minidigressão europeia para receber apoio para nova Europa a 27.

A primeira paragem de Hollande será em Portugal, cuja visita oficial ocorrerá no dia 19, seguindo, depois, para deslocações de trabalho à República Checa, Áustria e Eslováquia, terminando a digressão a 21 na Irlanda.

Tema central, acrescentou o porta-voz gaulês, será o trabalho a fazer na sequência da saída do Reino Unido da UE.

Le Foll precisou que a designação de Theresa May como sucessora do primeiro-ministro britânico, David Cameron, não irá alterar a postura francesa, que defende que o Reino Unido abandone "quanto antes" a UE.

Lusa

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • "Vai custar muito a voltarmos à realidade"
    2:22
  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC

  • Quase 600 pedidos de nulidade de casamentos católicos em três anos
    1:38

    País

    Entre 2015 e 2017, 575 casais portugueses pediram a anulação do casamento católico. O ano passado o número de pedidos duplicou em relação a 2015. Desde esse ano, e por decisão do Papa Francisco, que os pedidos de nulidade do casamento pela Igreja são mais simples, mais baratos e mais rápidos.

  • "É preciso namorar bem para que o namoro dê certo"
    2:31

    País

    Rui Rio diz que a decisão sobre o futuro da liderança da bancada parlamentar do PSD só será tomada depois de falar com Pedro Passos Coelho e com Hugo Soares. Em entrevista à RTP, a primeira depois de vencer as diretas, o Rui Rio lembrou esta terça-feira que Passos Coelho ainda é líder do partido.

  • Deputado dorme no Parlamento britânico
    0:58