sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Hollande, Merkel e Renzi em cimeira sobre Brexit no fim de agosto

O Presidente francês, a chanceler alemã e o primeiro-ministro italiano vão reunir-se em finais de agosto para voltar a analisar a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), conhecido por Brexit, anunciou hoje o Governo gaulês.

© Hannibal Hanschke / Reuters

A 27 de junho último, cinco dias após o referendo britânico, François Hollande, Angela Merkel e Matteo Renzi exortaram Londres a invocar, com celeridade, o artigo 50.º do Tratado de Lisboa, que regulamenta o processo de saída e que só pode ser ativado pelo país que vai abandonar a UE.

Nessa data, em Berlim, os três países sublinharam também a intenção de dar um novo impulso ao trabalho da UE em algumas áreas e definiram que se iriam apresentar rapidamente "medidas concretas" contra o terrorismo 'jihadista' e de apoio aos refugiados, para favorecer o crescimento económico, o emprego e a juventude.

Hoje, o porta-voz do Governo francês, Stéphane Le Foll, que não precisou o local da reunião, adiantou que Hollande irá efetuar entre 19 e 21 deste mês uma minidigressão europeia para receber apoio para nova Europa a 27.

A primeira paragem de Hollande será em Portugal, cuja visita oficial ocorrerá no dia 19, seguindo, depois, para deslocações de trabalho à República Checa, Áustria e Eslováquia, terminando a digressão a 21 na Irlanda.

Tema central, acrescentou o porta-voz gaulês, será o trabalho a fazer na sequência da saída do Reino Unido da UE.

Le Foll precisou que a designação de Theresa May como sucessora do primeiro-ministro britânico, David Cameron, não irá alterar a postura francesa, que defende que o Reino Unido abandone "quanto antes" a UE.

Lusa

  • Atores recriam cena em que um homem é vítima de violência doméstica
    1:35
  • Ministério Público admite eventual detenção do presidente do governo da Catalunha
    2:24
  • Bispo vermelho

    "Recebia trabalhadores e sindicalistas, batia à porta de políticos e empresários, andava pelas ruas da cidade ao encontro dos que das ruas da cidade faziam casa". Joaquim Franco evoca Manuel Martins, o "bispo vermelho".

    Joaquim Franco

  • Apreendidos quase 7.000 comprimidos ilegais vendidos pela internet
    1:43

    País

    O Infarmed e a Autoridade Tributária apreenderam perto de 7.000 unidades de comprimidos ilegais.A apreensão aconteceu no âmbito de uma operação internacional da Interpol de combate aos medicamentos ilegais vendidos pela internet, explicou à SIC Luís Sande e Castro, diretor da Unidade de Inpeção do Infarmed.

  • Passageiro detido com 1 kg de ouro no reto

    Mundo

    Os funcionários da alfândega do aeroporto de Colombo, Sri Lanka, estranharam o comportamento de um passageiro que "caminhava com dificuldade". Um exame completo revelou a valiosa carga que levava escondida... no tubo intestinal.