sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Merkel expressou a May o seu desejo de manter boas relações entre os países

A chanceler alemã, Angela Merkel, felicitou hoje a nova primeira-ministra britânica, Theresa May, e expressou o seu desejo de manter um "relação amistosa" com Londres tanto à escala bilateral como nas negociações para o 'Brexit'.

© Hannibal Hanschke / Reuters

Merkel falou por telefone com a nova chefe do Governo britânico para a felicitar pessoalmente, informou através de um comunicado o porta-voz do Governo, Steffen Seibert.

Na conversa, ambas as líderes revelaram a vontade de manter relações amistosas entre os dois países, afirmou a fonte.

Steffen Seibert tinha já destacado, depois do Conselho de Ministros de hoje, que as governantes ainda não se conhecem, mas que entrarão, brevemente, em contacto, para conversas sobre as negociações do 'Brexit'.

Merkel tem sublinhado repetidamente que recai sobre Londres a responsabilidade de marcar o caminho das relações futuras com a União Europeia, face aos resultados do referendo, e que não existirão negociações sobre este processo até que o Reino Unido formalize o pedido de saída, para o qual deve invocar o Artigo 50 do Tratado de Lisboa.

Lusa

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalam-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.