sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Merkel expressou a May o seu desejo de manter boas relações entre os países

A chanceler alemã, Angela Merkel, felicitou hoje a nova primeira-ministra britânica, Theresa May, e expressou o seu desejo de manter um "relação amistosa" com Londres tanto à escala bilateral como nas negociações para o 'Brexit'.

© Hannibal Hanschke / Reuters

Merkel falou por telefone com a nova chefe do Governo britânico para a felicitar pessoalmente, informou através de um comunicado o porta-voz do Governo, Steffen Seibert.

Na conversa, ambas as líderes revelaram a vontade de manter relações amistosas entre os dois países, afirmou a fonte.

Steffen Seibert tinha já destacado, depois do Conselho de Ministros de hoje, que as governantes ainda não se conhecem, mas que entrarão, brevemente, em contacto, para conversas sobre as negociações do 'Brexit'.

Merkel tem sublinhado repetidamente que recai sobre Londres a responsabilidade de marcar o caminho das relações futuras com a União Europeia, face aos resultados do referendo, e que não existirão negociações sobre este processo até que o Reino Unido formalize o pedido de saída, para o qual deve invocar o Artigo 50 do Tratado de Lisboa.

Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC