sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Merkel expressou a May o seu desejo de manter boas relações entre os países

A chanceler alemã, Angela Merkel, felicitou hoje a nova primeira-ministra britânica, Theresa May, e expressou o seu desejo de manter um "relação amistosa" com Londres tanto à escala bilateral como nas negociações para o 'Brexit'.

© Hannibal Hanschke / Reuters

Merkel falou por telefone com a nova chefe do Governo britânico para a felicitar pessoalmente, informou através de um comunicado o porta-voz do Governo, Steffen Seibert.

Na conversa, ambas as líderes revelaram a vontade de manter relações amistosas entre os dois países, afirmou a fonte.

Steffen Seibert tinha já destacado, depois do Conselho de Ministros de hoje, que as governantes ainda não se conhecem, mas que entrarão, brevemente, em contacto, para conversas sobre as negociações do 'Brexit'.

Merkel tem sublinhado repetidamente que recai sobre Londres a responsabilidade de marcar o caminho das relações futuras com a União Europeia, face aos resultados do referendo, e que não existirão negociações sobre este processo até que o Reino Unido formalize o pedido de saída, para o qual deve invocar o Artigo 50 do Tratado de Lisboa.

Lusa

  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • "Tudo o que o Benfica está a fazer é uma forma de coação"
    1:59
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    As queixas do Benfica contra a Federação Portuguesa de Futebol e a Liga foram tema de debate no Play-Off da SIC Notícias. Rodolfo Reis, Manuel Fernandes e Rui Santos acreditam que a posição está relacionada com o clássico Benfica-Porto do próximo sábado. Já João Alves considera que estes comunicados podem prejudicar o Benfica.

  • A primeira vez do Sr. Árbitro
    12:41
  • O pedido de desculpas de Dijsselbloem
    2:12

    Mundo

    O Governo português continua a mostrar a indignação que diz sentir perante as declarações do presidente do Eurogrupo. O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que com Dijsselbloem "não há conversa possível". Jeroen Dijsselbloem começou por recusar pedir desculpa mas depois cedeu perante a onda de indignação.