sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Portugal, Espanha e Chipre serão os mais afetados no turismo pelo Brexit

A precisão da agência de notação financeira Moody's diz que Portugal, Espanha e o Chipre vão ser os países mais afetados no turismo pela saída do Reino Unido da União Europeia.

A agência norte-americana que avalia as dívidas soberanas considera que os três países estão mais expostos ao Brexit através do turismo, mas também porque têm dívidas elevadas e grandes necessidades de financiamento externo.

A Moody's diz ainda que a saída do Reino Unido pode ter um impacto negativo na coesão da União Europeia a longo prazo e fomentar movimentos contra Bruxelas, sobretudo em países com eleições marcadas para os próximos dois anos.

Já os países nórdicos com fortes sistemas orçamentais, como a Alemanha, a Holanda e a Suécia, são os mais bem posicionados para aguentar qualquer pressão. Contudo, estes países deverão provavelmente pagar contribuições mais elevadas para a UE nos próximos anos.

  • Montenegro nunca será candidato contra Passos
    0:50
  • Dijsselbloem não comenta hipótese de ser substituído por Mário Centeno
    2:41

    Mundo

    Jeroen Dijsselbloem diz que cabe ao Governo português avançar com o nome de Mário Centeno para a presidência do Eurogrupo, mas não comenta a sondagem que foi feita ao ministro das Finanças português. Ouvido esta quinta-feira no Parlamento Europeu, o Presidente do Eurogrupo esteve no centro das críticas e reafirmou que não se demite.