sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Ainda não há decisão sobre processo formal do Brexit

O Reino Unido ainda não decidiu quando vai acionar o artigo 50 para dar início ao processo formal de deixar a União Europeia.

© Jon Nazca / Reuters

Numa entrevista a uma rádio britânica, quando questionado se o artigo seria invocado até ao final do ano, o recém nomeado ministro das finanças disse que essa é uma decisão que ainda não foi tomada.

Philip Hammond disse que só agora que o governo está formado, está tudo pronto para se começar a falar sobre a estratégia de negociação com a União Europeia.

Hammond confirmou que o Reino Unido vai sair do mercado único como resultado do Brexit mas diz que a questão central nas futuras negociações é perceber como é que, deixando de ser membro, o Reino Unido pode continuar a ser um vizinho próximo e um parceiro comercial.

  • Theresa May não é garantia de estabilidade no Reino Unido
    2:47

    Brexit

    A tomada de posse de Theresa May no governo britânico não garante um período de estabilidade no Reino Unido. Pelo contrário, é esperada alguma incerteza interna, dentro do próprio partido conservador, e externa, com o Brexit em cima da mesa. Apesar da pressão de Bruxelas, a nova primeira-ministra já veio dizer que só ativará o artigo 50 para a saída oficial da União Europeia em Janeiro, como nos explica a enviada especial da SIC ao Reino Unido, Inês Cândido.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.

  • "Facilitámos muito no lance do 5-1 e não pode ser"
    1:09

    Desporto

    No final do jogo, o treinador do Desportivo de Chaves, Luís Castro, admitiu o domínio completo do Sporting durante todo o encontro. Já Jorge Jesus deixou elogios a Daniel Podence, que foi aposta para este jogo. O treinador do Sporting ficou satisfeito com a exibição mas não gostou de sofrer o golo de honra da equipa flaviense.