sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

François Hollande felicita Theresa May e pede urgência nas negociações

O Presidente francês, François Hollande, felicitou hoje a nova primeira-ministra britânica, Theresa May, e reiterou o desejo de que as negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia decorram "o mais rapidamente possível".

Hollande contactou a nova primeira-ministra para lhe "endereçar as suas felicitações" na sequência da nomeação para o número 10 de Downing Street, segundo um comunicado do Palácio do Eliseu.

Os dois líderes, acrescenta o comunicado, "comprometeram-se a prosseguir ativamente no desenvolvimento de relações bilaterais de amizade que unem a França e o Reino Unido em todos os domínios".

O Presidente reiterou a sua esperança de que as negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia tenham início "o mais rapidamente possível", acrescentou a presidência francesa.

Theresa May, a partir de hoje a chefe do executivo britânico, prometeu "enfrentar o desafio" do Brexit e confiou a pasta da diplomacia a Boris Johnson, o antigo autarca de Londres que na campanha do referendo para a permanência ou saída da União Europeia defendeu a saída. A primeira-ministra criou um Ministério do Brexit, chefiado por David Davis.

Uma reunião sobre as consequências do Brexit junta no fim de agosto em Itália o Presidente francês, a chanceler alemã, Angela Merkel e o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi.

Num referendo no mês passados os britânicos votaram pela saída do Reino Unido da União Europeia - Brexit.

Lusa

  • Protestos em Londres contra Theresa May
    1:33

    Brexit

    Na tomada de posse de Theresa May houve protestos em Londres contra a nova primeira-ministra. Os manifestantes falam em falta de legitimidade da nova líder do Governo e querem eleições antecipadas.

  • Theresa May tem dois dias para formar governo
    2:20

    Mundo

    Theresa May é oficialmente a nova primeira-ministra do Reino Unido. A sucessora de David Cameron foi nomeada pela Rainha Isabel II e dorme, já esta noite, em Downing Street. A líder conservadora chega ao poder depois da demissão de David Cameron e da derrota no referendo que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia. Theresa May tem dois dias para formar governo.

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.