sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

François Hollande felicita Theresa May e pede urgência nas negociações

O Presidente francês, François Hollande, felicitou hoje a nova primeira-ministra britânica, Theresa May, e reiterou o desejo de que as negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia decorram "o mais rapidamente possível".

Hollande contactou a nova primeira-ministra para lhe "endereçar as suas felicitações" na sequência da nomeação para o número 10 de Downing Street, segundo um comunicado do Palácio do Eliseu.

Os dois líderes, acrescenta o comunicado, "comprometeram-se a prosseguir ativamente no desenvolvimento de relações bilaterais de amizade que unem a França e o Reino Unido em todos os domínios".

O Presidente reiterou a sua esperança de que as negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia tenham início "o mais rapidamente possível", acrescentou a presidência francesa.

Theresa May, a partir de hoje a chefe do executivo britânico, prometeu "enfrentar o desafio" do Brexit e confiou a pasta da diplomacia a Boris Johnson, o antigo autarca de Londres que na campanha do referendo para a permanência ou saída da União Europeia defendeu a saída. A primeira-ministra criou um Ministério do Brexit, chefiado por David Davis.

Uma reunião sobre as consequências do Brexit junta no fim de agosto em Itália o Presidente francês, a chanceler alemã, Angela Merkel e o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi.

Num referendo no mês passados os britânicos votaram pela saída do Reino Unido da União Europeia - Brexit.

Lusa

  • Protestos em Londres contra Theresa May
    1:33

    Brexit

    Na tomada de posse de Theresa May houve protestos em Londres contra a nova primeira-ministra. Os manifestantes falam em falta de legitimidade da nova líder do Governo e querem eleições antecipadas.

  • Theresa May tem dois dias para formar governo
    2:20

    Mundo

    Theresa May é oficialmente a nova primeira-ministra do Reino Unido. A sucessora de David Cameron foi nomeada pela Rainha Isabel II e dorme, já esta noite, em Downing Street. A líder conservadora chega ao poder depois da demissão de David Cameron e da derrota no referendo que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia. Theresa May tem dois dias para formar governo.

  • Santana Lopes confirma buscas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
    1:26

    País

    Pedro Santana Lopes confirmou esta quarta-feira a realização de buscas por parte da polícia judiária à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O provedor da Santa Casa disse aos jornalistas que o processo está relacionado com suspeitas em compras efetuadas pela Misericórdia, situação que há dois anos já tinha sido objeto de inquérito interno.

  • Oposição aproveita debate quinzenal para questões sobre a CGD
    2:35

    Caso CGD

    A oposição aproveitou o debate quinzenal para questionar o primeiro-ministro sobre a polémica em torno da Caixa Geral de Depósitos. O CDS exigiu provas de António Costa para afirmar que as contas do banco foram maquilhadas e o PSD perguntou ao primeiro-ministro se não estranha a demissão de António Domingues quando este apresentou a declaração de rendimentos.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.