sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Theresa May pede tempo para negociar saída da União Europeia

A primeira-ministra britânica pediu "tempo" aos líderes europeus para preparar as negociações sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, disse hoje o porta-voz do gabinete de Theresa May.

© POOL New / Reuters

A nova chefe do Executivo de Londres falou na quarta-feira à noite com Angela Merkel, François Hollande e o primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, acrescentou a mesma fonte.

Em todas as conversas telefónicas, "a primeira-ministra enfatizou o seu compromisso no sentido do cumprimento da vontade dos britânicos em abandonar a União Europeia", indicou o porta-voz de Downing Street.

"A primeira-ministra explicou que necessitamos de tempo para preparar as negociações e manifestou-se confiante sobre os contactos que devem decorrer com espírito construtivo e positivo", disse ainda a fonte do gabinete da chefe do Governo britânico.

No contacto com Angela Merkel, as duas governantes concordaram que estão a favor do estabelecimento de "uma relação construtiva", tendo, ao mesmo tempo, reconhecido a "importância na cooperação" mútua.

Segundo a fonte do n.º 10 de Downing Street, Theresa May, na conversa mantida com o chefe de Estado francês, François Hollande, destacou a relevância da relação bilateral em matérias como a segurança, defesa e controle fronteiriço.

"A primeira-ministra endereçou os melhores cumprimentos ao Presidente (François Hollande) e ao povo francês pelo Dia da Bastilha (que se comemora hoje) e Hollande convidou a primeira-ministra a visitar Paris", acrescentou.

Na conversa telefónica com o chefe de Governo de Dublin, registou-se consenso na manutenção da "forte colaboração" entre os dois países.

Theresa May nomeou, na quarta-feira, Philip Hammond como ministro da Economia, Boris Johnson para os Negócios Estrangeiros e Amber Rudd como ministro do Interior, sendo o deputado David Davis o ministro responsável pelas questões relacionadas com a saída do Reino Unido da União Europeia.

O novo Governo tem pela frente a tarefa de negociar a saída da União Europeia, na sequência da vitória do Brexit, no referendo realizado no passado dia 23 de junho.

Com Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.