sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Maioria dos britânicos não quer novo referendo ao Brexit

A maioria dos britânicos não quer um segundo referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, depois da vitória do Brexit na consulta aos eleitores do passado dia 23 de junho.

Reuters

De acordo com uma sondagem que publicaram hoje os jornais ingleses The Sunday Mirror e The Independent, citada pela agência EFE, 57% dos inquiridos recusa voltar às urnas para se pronunciar sobre a rutura entre Londres e Bruxelas, e apenas 29% se manifesta favorável a uma nova consulta.

A sondagem, que ouviu 2.097 pessoas entre 13 e 15 de julho, também indica que 46% considera que a nova primeira ministra, a conservadora Theresa May, deve permanecer no cargo sem necessidade de que sejam convocadas novas eleições.

A primeira-ministra britânica obteve a aprovação de 55% dos inquiridos, enquanto apenas 13% considera que o líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, "é um líder nacional forte".

No plano internacional, quase metade dos inquiridos entende que May fará um melhor trabalho, e apenas 11% aposta em Corbyn.

Por outro lado, entre os mais de dois mil auscultados neste estudo, 42% defende que o líder trabalhista entende melhor as necessidades das pessoas comuns, enquanto a sua rival, Theresa May, apenas recebe este voto de confiança de 31% das pessoas.

Sobre a sucessão do ex-primeiro-ministro David Cameron, que se demitiu na sequência da vitória do Brexit, 36% dos inquiridos acredita que May será uma melhor chefe de executivo.

Lusa

  • Blair quer novo referendo no Reino Unido
    0:19

    Brexit

    O antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair defende a realização de um novo referendo sobre a permanência do Reiuno Unido na União Europeia. Em entrevista à Sky News, Blair disse que os eleitores têm o direito de mudar e que devem ser consideradas todas as opções.

  • Parlamento britânico discute petição para novo referendo
    2:29

    Brexit

    O parlamento britânico debate uma petição para um novo referendo já na próxima terça-feira. Neste momento já há muitos arrependidos com o voto pela saída por causa das consequências imediatas da vitória do Brexit, e das que ainda se desconhecem. Somam-se a estes, os descontentes que querem um novo referendo em que haja um mínimo de 75% de afluência às urnas.

  • Petição online para novo referendo bloqueia site do Governo britânico

    Brexit

    A vitória do Brexit no Reino Unido deixou muitos britânicos em choque, os 48% de eleitores que votaram a favor da manutenção na União Europeia (UE) estão inconformados e foi divulgada na internet uma petição parlamentar a favor de um segundo referendo. O documento conseguiu rapidamente cerca de 84 mil assinaturas, a uma média de 100 por minuto, e a enorme afluência bloqueou o site do Governo de Londres.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Ataques aéreos dos EUA em Mossul podem ter causado a morte de 200 civis
    1:22
  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • Quando o cancro chega por mero acaso
    1:55

    Mundo

    Cerca de dois terços das mutações que ocorrem nas células cancerígenas devem-se ao acaso, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Em Portugal, o Diretor do Programa Nacional Doenças Oncológicas alerta para a importância de um diagnóstico precoce e um estilo de vida saudável como forma de reduzir a fatalidade.