sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Maioria dos britânicos não quer novo referendo ao Brexit

A maioria dos britânicos não quer um segundo referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, depois da vitória do Brexit na consulta aos eleitores do passado dia 23 de junho.

Reuters

De acordo com uma sondagem que publicaram hoje os jornais ingleses The Sunday Mirror e The Independent, citada pela agência EFE, 57% dos inquiridos recusa voltar às urnas para se pronunciar sobre a rutura entre Londres e Bruxelas, e apenas 29% se manifesta favorável a uma nova consulta.

A sondagem, que ouviu 2.097 pessoas entre 13 e 15 de julho, também indica que 46% considera que a nova primeira ministra, a conservadora Theresa May, deve permanecer no cargo sem necessidade de que sejam convocadas novas eleições.

A primeira-ministra britânica obteve a aprovação de 55% dos inquiridos, enquanto apenas 13% considera que o líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, "é um líder nacional forte".

No plano internacional, quase metade dos inquiridos entende que May fará um melhor trabalho, e apenas 11% aposta em Corbyn.

Por outro lado, entre os mais de dois mil auscultados neste estudo, 42% defende que o líder trabalhista entende melhor as necessidades das pessoas comuns, enquanto a sua rival, Theresa May, apenas recebe este voto de confiança de 31% das pessoas.

Sobre a sucessão do ex-primeiro-ministro David Cameron, que se demitiu na sequência da vitória do Brexit, 36% dos inquiridos acredita que May será uma melhor chefe de executivo.

Lusa

  • Blair quer novo referendo no Reino Unido
    0:19

    Brexit

    O antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair defende a realização de um novo referendo sobre a permanência do Reiuno Unido na União Europeia. Em entrevista à Sky News, Blair disse que os eleitores têm o direito de mudar e que devem ser consideradas todas as opções.

  • Parlamento britânico discute petição para novo referendo
    2:29

    Brexit

    O parlamento britânico debate uma petição para um novo referendo já na próxima terça-feira. Neste momento já há muitos arrependidos com o voto pela saída por causa das consequências imediatas da vitória do Brexit, e das que ainda se desconhecem. Somam-se a estes, os descontentes que querem um novo referendo em que haja um mínimo de 75% de afluência às urnas.

  • Petição online para novo referendo bloqueia site do Governo britânico

    Brexit

    A vitória do Brexit no Reino Unido deixou muitos britânicos em choque, os 48% de eleitores que votaram a favor da manutenção na União Europeia (UE) estão inconformados e foi divulgada na internet uma petição parlamentar a favor de um segundo referendo. O documento conseguiu rapidamente cerca de 84 mil assinaturas, a uma média de 100 por minuto, e a enorme afluência bloqueou o site do Governo de Londres.

  • Oliveira Costa "era incompetente para todos os lugares em que eu o vi"
    3:12
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    O caso BPN esteve em destaque no programa Quadratura do Circulo desta quinta-feira. Pacheco Pereira relembrou que os maiores prejuízos são posteriores à nacionalização e responsabiliza José Sócrates. O Jorge Coelho disse que se fez justiça e que é uma prova que o Estado de direito português está a funcionar. Lobo Xavier garantiu também que Oliveira Costa era incompetente por natureza.

  • "O Brasil não parou e não vai parar"
    1:33

    Mundo

    O Presidente do Brasil diz ter condições para continuar à frente do Palácio do Planalto. Num vídeo publicado no Twitter, Michel Temer garante que o país não parou, nem vai parar, mas há uma nova gravação que pode comprometer o futuro do chefe de Estado.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.