sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Maioria dos britânicos não quer novo referendo ao Brexit

A maioria dos britânicos não quer um segundo referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, depois da vitória do Brexit na consulta aos eleitores do passado dia 23 de junho.

Reuters

De acordo com uma sondagem que publicaram hoje os jornais ingleses The Sunday Mirror e The Independent, citada pela agência EFE, 57% dos inquiridos recusa voltar às urnas para se pronunciar sobre a rutura entre Londres e Bruxelas, e apenas 29% se manifesta favorável a uma nova consulta.

A sondagem, que ouviu 2.097 pessoas entre 13 e 15 de julho, também indica que 46% considera que a nova primeira ministra, a conservadora Theresa May, deve permanecer no cargo sem necessidade de que sejam convocadas novas eleições.

A primeira-ministra britânica obteve a aprovação de 55% dos inquiridos, enquanto apenas 13% considera que o líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, "é um líder nacional forte".

No plano internacional, quase metade dos inquiridos entende que May fará um melhor trabalho, e apenas 11% aposta em Corbyn.

Por outro lado, entre os mais de dois mil auscultados neste estudo, 42% defende que o líder trabalhista entende melhor as necessidades das pessoas comuns, enquanto a sua rival, Theresa May, apenas recebe este voto de confiança de 31% das pessoas.

Sobre a sucessão do ex-primeiro-ministro David Cameron, que se demitiu na sequência da vitória do Brexit, 36% dos inquiridos acredita que May será uma melhor chefe de executivo.

Lusa

  • Blair quer novo referendo no Reino Unido
    0:19

    Brexit

    O antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair defende a realização de um novo referendo sobre a permanência do Reiuno Unido na União Europeia. Em entrevista à Sky News, Blair disse que os eleitores têm o direito de mudar e que devem ser consideradas todas as opções.

  • Parlamento britânico discute petição para novo referendo
    2:29

    Brexit

    O parlamento britânico debate uma petição para um novo referendo já na próxima terça-feira. Neste momento já há muitos arrependidos com o voto pela saída por causa das consequências imediatas da vitória do Brexit, e das que ainda se desconhecem. Somam-se a estes, os descontentes que querem um novo referendo em que haja um mínimo de 75% de afluência às urnas.

  • Petição online para novo referendo bloqueia site do Governo britânico

    Brexit

    A vitória do Brexit no Reino Unido deixou muitos britânicos em choque, os 48% de eleitores que votaram a favor da manutenção na União Europeia (UE) estão inconformados e foi divulgada na internet uma petição parlamentar a favor de um segundo referendo. O documento conseguiu rapidamente cerca de 84 mil assinaturas, a uma média de 100 por minuto, e a enorme afluência bloqueou o site do Governo de Londres.

  • Chamas passaram por cima da A23
    1:06

    País

    A A23 esteve cortada ao longo do dia por causa do fumo e das chamas. Em direto para a SIC Notícias, perto das 18h30, os repórteres da SIC presenciaram o momento em que o fogo passou por cima da autoestrada da Beira Interior.

  • Várias povoações evacuadas no concelho de Nisa

    País

    Várias povoações do concelho de Nisa, no distrito de Portalegre, foram esta quarta-feira à noite evacuadas, devido à ameaça do incêndio que lavra no concelho, disse à agência Lusa a presidente do município, Idalina Trindade.

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira

  • "Estou grávida! Estou a morrer!"
    1:14