sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Primeira-ministra britânica visita Berlim e Paris esta semana

A primeira-ministra britânica, Theresa May, desloca-se esta semana a Berlim e Paris para reuniões com Angela Merkel e François Hollande, respetivamente, informou hoje um porta-voz da residência oficial do chefe do Governo do Reino Unido.

© Paul Hackett / Reuters

De acordo com o número 10 de Downing Street, May viaja na quarta-feira para Berlim, onde se vai reunir com a chanceler alemã, Angela Merkel, num encontro que deverá ser dominado pela questão da saída britânica da UE.

A primeira deslocação de May ao estrangeiro, desde que tomou posse, na quarta-feira passada, começa depois de participar na primeira sessão de perguntas ao primeiro-ministro na Câmara dos Comuns do Parlamento britânico.

Na quinta-feira, May voa para Paris para uma reunião com o Presidente francês, François Hollande, com quem deverá debater a cooperação bilateral em várias questões de interesse comum.

"A primeira-ministra fará esta semana a primeira viagem ao estrangeiro. Na quarta-feira, depois das perguntas ao chefe do governo, viaja para Berlim, para conversações bilaterais e um jantar de trabalho com a chanceler Merkel", disse um porta-voz de Downing Street.

"Esta será uma oportunidade para debater a relação bilateral, a cooperação numa variedade de desafios globais e, claro, como é que o Reino Unido e a Alemanha podem continuar a trabalhar juntos quando Londres se prepara para sair da UE", acrescentou.

Na quinta-feira, May estará em Paris para debater com Hollande "questões semelhantes", bem como o ataque na quinta-feira passada em Nice, no qual morreram 84 pessoas.

Theresa May indicou que vai cumprir a decisão do povo britânico de sair da UE, na sequência do referendo de 23 de junho.

Para isso, a primeira-ministra nomeou o deputado conservador David Davis ministro para o Brexit, encarregado das futuras negociações com a UE sobre o processo de saída.

May deve decidir quando vai invocar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que estabelece um período de dois anos para negociar os termos da saída de um país-membro da UE.

Davis indicou já que o Reino Unido poderá invocar o artigo no final do ano ou no início de 2017.

Lusa

  • Aeroporto Cristiano Ronaldo? Nem todos os madeirenses estão de acordo
    2:21
  • Hotel inovador na Madeira
    2:23

    Economia

    O grupo Pestana está a construir no Funchal, um novo e único hotel, através de uma técnica inovadora que quase não utiliza cimento. Este vai ser o primeiro hotel do mundo construído com um sistema modular desenvolvido em Portugal. O hotel vai ter 77 quartos e vai ficar construído em apenas seis meses. O maior grupo hoteleiro português admite recorrer a este novo sistema em futuros hotéis.

  • Fatura da água a dobrar
    2:26

    Economia

    Desde o início do ano que a população de Celorico de Basto está a receber duas faturas da água para pagar. Tanto a Câmara como a Águas do Norte reclamam o direito a cobrar pelo serviço. Contactada pela SIC, a Entidade Reguladora esclarece que o município não pode emitir faturas e tem de devolver o dinheiro.

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43

    Daesh

    Há suspeitas de que o Daesh tenha criado uma vala comum com cerca de seis mil corpos a sul de Mossul, no Iraque. A área em redor estará minada. A revelação é de uma equipa de reportagem da televisão britânica Sky News.

  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.