sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Primeira-ministra britânica visita Berlim e Paris esta semana

A primeira-ministra britânica, Theresa May, desloca-se esta semana a Berlim e Paris para reuniões com Angela Merkel e François Hollande, respetivamente, informou hoje um porta-voz da residência oficial do chefe do Governo do Reino Unido.

© Paul Hackett / Reuters

De acordo com o número 10 de Downing Street, May viaja na quarta-feira para Berlim, onde se vai reunir com a chanceler alemã, Angela Merkel, num encontro que deverá ser dominado pela questão da saída britânica da UE.

A primeira deslocação de May ao estrangeiro, desde que tomou posse, na quarta-feira passada, começa depois de participar na primeira sessão de perguntas ao primeiro-ministro na Câmara dos Comuns do Parlamento britânico.

Na quinta-feira, May voa para Paris para uma reunião com o Presidente francês, François Hollande, com quem deverá debater a cooperação bilateral em várias questões de interesse comum.

"A primeira-ministra fará esta semana a primeira viagem ao estrangeiro. Na quarta-feira, depois das perguntas ao chefe do governo, viaja para Berlim, para conversações bilaterais e um jantar de trabalho com a chanceler Merkel", disse um porta-voz de Downing Street.

"Esta será uma oportunidade para debater a relação bilateral, a cooperação numa variedade de desafios globais e, claro, como é que o Reino Unido e a Alemanha podem continuar a trabalhar juntos quando Londres se prepara para sair da UE", acrescentou.

Na quinta-feira, May estará em Paris para debater com Hollande "questões semelhantes", bem como o ataque na quinta-feira passada em Nice, no qual morreram 84 pessoas.

Theresa May indicou que vai cumprir a decisão do povo britânico de sair da UE, na sequência do referendo de 23 de junho.

Para isso, a primeira-ministra nomeou o deputado conservador David Davis ministro para o Brexit, encarregado das futuras negociações com a UE sobre o processo de saída.

May deve decidir quando vai invocar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que estabelece um período de dois anos para negociar os termos da saída de um país-membro da UE.

Davis indicou já que o Reino Unido poderá invocar o artigo no final do ano ou no início de 2017.

Lusa

  • Santana diz que Marcelo por vezes faz de conta que é primeiro-ministro
    1:12

    País

    Santana Lopes diz que a expectativa que Passos Coelho criou sobre o mau desempenho do Governo se está a virar-se contra ele. Numa entrevista ao jornal Expresso deste sábado, o ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa considera contudo que Passos Coelho ainda poderá ganhar as próximas eleições. Sobre Marcelo, o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia diz que por vezes faz de conta que é o primeiro-ministro.

  • Coala do Zoo de Duisburg viaja para Lisboa 

    País

    A SIC acompanhou, em exclusivo, a transferência de uma coala do Zoo de Duisburg, na Alemanha, para o Jardim Zoológico de Lisboa. O animal foi transportado pela TAP e batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Uma reportagem para ver mais logo no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Caravana com cinzas de Fidel chega este sábado a Santiago de Cuba
    2:01
  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.