sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Estónia antecipa presidência semestral da UE e assume vez do Reino Unido

© Francois Lenoir / Reuters

A Estónia vai assumir a presidência rotativa da União europeia (UE) no segundo semestre de 2017 após a renúncia do Reino Unido, ditada pelo referendo do Brexit, anunciou hoje o Conselho Europeu.

Segundo um porta-voz do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, há "um amplo acordo" entre os embaixadores dos Estados-membros junto das instituições europeias (Coreper) para a presidência estónia "ser antecipada seis meses e tomar o lugar do Reino Unido".

"Esperamos que esta solução seja confirmada rapidamente através de uma decisão formal" do Coreper, acrescentou o porta-voz.

As presidências seguintes seguir-se-ão pela ordem prevista.

Na terça-feira à noite, a primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou por telefone ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que renunciava à presidência rotativa da UE.

Na conversa, Tusk considerou que ser preciso um Brexit calmo e tranquilo, apelando a um "divórcio de veludo" entre o Reino Unido e a UE.

No dia 23 de junho, os britânicos escolheram sair do bloco europeu, em referendo, faltando agora invocar o artigo 50.º do Tratado de Lisboa de modo a iniciar o processo que se estima ir demorar cerca de dois anos.

Ainda hoje, o ministério dos Negócios Estrangeiros belga tinha já anunciado a disponibilidade do país para substituir o Reino Unido na presidência da UE entre 1 de julho e 31 de dezembro de 2017.


Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.