sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Estónia antecipa presidência semestral da UE e assume vez do Reino Unido

© Francois Lenoir / Reuters

A Estónia vai assumir a presidência rotativa da União europeia (UE) no segundo semestre de 2017 após a renúncia do Reino Unido, ditada pelo referendo do Brexit, anunciou hoje o Conselho Europeu.

Segundo um porta-voz do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, há "um amplo acordo" entre os embaixadores dos Estados-membros junto das instituições europeias (Coreper) para a presidência estónia "ser antecipada seis meses e tomar o lugar do Reino Unido".

"Esperamos que esta solução seja confirmada rapidamente através de uma decisão formal" do Coreper, acrescentou o porta-voz.

As presidências seguintes seguir-se-ão pela ordem prevista.

Na terça-feira à noite, a primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou por telefone ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que renunciava à presidência rotativa da UE.

Na conversa, Tusk considerou que ser preciso um Brexit calmo e tranquilo, apelando a um "divórcio de veludo" entre o Reino Unido e a UE.

No dia 23 de junho, os britânicos escolheram sair do bloco europeu, em referendo, faltando agora invocar o artigo 50.º do Tratado de Lisboa de modo a iniciar o processo que se estima ir demorar cerca de dois anos.

Ainda hoje, o ministério dos Negócios Estrangeiros belga tinha já anunciado a disponibilidade do país para substituir o Reino Unido na presidência da UE entre 1 de julho e 31 de dezembro de 2017.


Lusa

  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.