sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Estónia antecipa presidência semestral da UE e assume vez do Reino Unido

© Francois Lenoir / Reuters

A Estónia vai assumir a presidência rotativa da União europeia (UE) no segundo semestre de 2017 após a renúncia do Reino Unido, ditada pelo referendo do Brexit, anunciou hoje o Conselho Europeu.

Segundo um porta-voz do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, há "um amplo acordo" entre os embaixadores dos Estados-membros junto das instituições europeias (Coreper) para a presidência estónia "ser antecipada seis meses e tomar o lugar do Reino Unido".

"Esperamos que esta solução seja confirmada rapidamente através de uma decisão formal" do Coreper, acrescentou o porta-voz.

As presidências seguintes seguir-se-ão pela ordem prevista.

Na terça-feira à noite, a primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou por telefone ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que renunciava à presidência rotativa da UE.

Na conversa, Tusk considerou que ser preciso um Brexit calmo e tranquilo, apelando a um "divórcio de veludo" entre o Reino Unido e a UE.

No dia 23 de junho, os britânicos escolheram sair do bloco europeu, em referendo, faltando agora invocar o artigo 50.º do Tratado de Lisboa de modo a iniciar o processo que se estima ir demorar cerca de dois anos.

Ainda hoje, o ministério dos Negócios Estrangeiros belga tinha já anunciado a disponibilidade do país para substituir o Reino Unido na presidência da UE entre 1 de julho e 31 de dezembro de 2017.


Lusa

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27