sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Reino Unido renuncia à presidência rotativa do Conselho da UE

O Reino Unido renunciou à presidência rotativa do Conselho da União Europeia prevista para, precisamente, daqui a um ano.

A decisão foi comunicada esta manhã pela nova primeira-ministra britânica, Theresa May, ao presidente do Conselho Europeu Donald Tusk.

A nova chefe do governo britânico vai hoje à Alemanha, naquela que é a primeira paragem europeia para delinear o calendário para a saída formal do Reino Unido da União Europeia.

Theresa May encontra-se esta noite com a chanceler alemã, Angela Merkel, antes de partir para Paris para uma reunião com o Presidente francês, François Hollande.

  • "Porque está aqui?", diz Juncker a Farage no Parlamento Europeu
    0:53

    Brexit

    Jean-Claude Juncker voltou a lamentar o resultado do referendo no Reino Unido, mas sublinha que é preciso respeitar a vontade expressa pelo povo e insiste que o governo britânico deve ativar o artigo 50 o quanto antes. O presidente da Comissão Europeia confrontou hoje os eurodeputadas britânicos que defenderam o Brexit. Após a participação do líder do Partido da Independência do Reino Unido, Nigel Farage, Juncker perguntou-lhe o que estava a fazer no Parlamento Europeu.

  • Juncker diz que saída do Reino Unido da UE não será um divórcio amigável
    1:19

    Brexit

    A União Europeia começou este sábado a preparar a saída do Reino Unido. Já há um nome designado para negociar o Brexit, trata-se do belga Didier Seeuws que vai liderar o grupo de trabalho encarregado de conduzir o processo. A notícia é conhecida ao mesmo tempo que o britânico que fazia parte da comissão europeia anunciou a saída desapontado com os resultados do referendo. Entretanto o presidente da Comissão europeia já veio dizer que a saída não será um divórcio amigável.

  • Eslováquia assume presidência da União Europeia
    2:26

    Mundo

    A crise de refugiados e a proteção das fronteiras externas estão entre as prioridades da nova presidência da União Europeia, agora nas mãos dos eslovacos. Bratislava vai também organizar a próxima reunião de líderes sem o Reino Unido marcada para 16 de setembro.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.