sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Reino Unido só deve formalizar pedido de saída da UE em 2017

A chanceler alemã Angela Merkel afirmou hoje disponibilidade para dar tempo ao Reino Unido para formalizar a sua saída da União Europeia, enquanto a primeira-ministra britânica Theresa May disse que o pedido só deverá ser feito em 2017.

STEFANIE LOOS

"É do interesse de todos que o Reino Unido formalize a saída quando tiver posições de negociação bem definidas", disse Angela Merkel, em conferência de imprensa conjunta, com Theresa May.

A primeira-ministra britânica realizou hoje a sua primeira visita oficial, desde que assumiu o cargo, à Alemanha.

"Uma boa preparação é importante e, portanto, nós também esperamos pelo momento" em que Londres vai decidir formalizar o seu pedido de saída da União Europeia, depois de os cidadãos britânicos o terem assim decidido, em referendo realizado em junho, salientou Angela Merkel.

Theresa May reafirmou que o Reino Unido vai fazer o pedido final no início de 2017 e "nunca antes do final deste ano".

"Isto vai levar algum tempo é preciso realizar um trabalho muito específico para definir a posição do Reino Unido nas relações com a União Europeia", afirmou Theresa May.

Assim que o Reino Unido invocar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que permite a saída de um estado-membro da União Europeia, ambas as partes têm até dois anos para concluir o processo.

Lusa

  • Os likes dos candidatos às autárquicas no Facebook
    4:00

    Autárquicas 2017

    Se há mais de 5 milhões de portugueses no Facebook, é natural que as autárquicas também passem pela rede social mais usada no país e no mundo. A SIC apresenta-lhe os 10 candidatos cujas páginas têm mais seguidores e, para a comparação ser mais justa, os que têm mais seguidores em Portugal - porque há também quem estranhamente tenha milhares de fãs em países como Egito, Filipinas ou Vietname.

  • Sondagem prevê vitória de Basílio em Sintra e de Bernardino em Loures
    3:03
  • Menina mexicana encontrada viva sob os escombros nunca existiu
    2:24

    Mundo

    As autoridades mexicanas desmentiram a existência de uma menina de 12 anos sob os escombros da escola da capital. Frida Sofia afinal não existe e ainda ninguém assumiu quem fez circular a notícia. O sismo de magnitude 7,1 fez mais de 290 mortos e mais de 40 pessoas continuam desaparecidas.