sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

EasyJet admite queda de reservas devido ao Brexit e crise na Turquia

© Srdjan Zivulovic / Reuters

A companhia aérea easyJet informou hoje que está a enfrentar dificuldades devido à queda nas reservas por causa do Brexit e a crise na Turquia, embora tenha aumentado em 5,8% o número de passageiros no segundo trimestre.

Em comunicado divulgado hoje, a companhia aérea de baixo custo indicou que entre abril e junho transportou 20,2 milhões de passageiros, um aumento de 5,8% em relação ao período homólogo de 2015.

A receita naquele período caiu 2,6%, para 1.196 milhões de libras (1.338 milhões de euros), e a taxa de ocupação foi de 92%, contra 91,7% no ano passado.

De acordo com a companhia aérea, as reservas no segundo trimestre caíram depois de o Reino Unido ter votado a favor da saída da União Europeia no referendo realizado a 23 de junho.

A presidente executiva da easyJet , Carolyn McCall, admitiu hoje que os problemas da companhia aérea devem-se a uma série de fatores, como as greves de controladores de tráfego aéreo franceses, o mau tempo, que obrigou a cancelar inúmeros voos, e a tragédia com o avião da companhia aérea Egyptair no Mediterrâneo.

As dificuldades mais recentes estão relacionadas com a volatilidade da libra em resultado da decisão tomada pelos britânicos em junho, o atentado na semana passada em Nice, que causou 84 mortos, e a tentativa de golpe na Turquia.

"Apesar disso, a easyJet registou mais passageiros", disse McCall, salientando que a companhia vai controlar os custos.


Lusa

  • Os efeitos dos incêndios na natureza
    2:46

    País

    Cheias frequentes, erosão dos solos e contaminação dos rios e albufeiras são as previsões unânimes da comunidade científica para os próximos tempos, na sequência dos incêndios florestais. À SIC, o hidrobiólogo Adriano Bordalo Sá e o investigador de recursos florestais Rui Cortes alertam: é necessário começar a tratar da terra queimada o mais rapidamente possível.

  • Número de vítimas mortais dos incêndios sobe para 45

    País

    Uma pessoa que estava internada no Hospital da Prelada, Porto, na sequência dos incêndios do dia 15 nas regiões Centro e Norte, morreu hoje, anunciou a unidade hospitalar, subindo assim para 45 o número de vítimas mortais daqueles fogos.

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • Achado inédito encontrado na nau de Vasco da Gama naufragada em Omã

    Mundo

    Uma equipa de investigadores afirma ter encontrado, ao largo da costa de Omã, o mais antigo instrumento de navegação alguma vez descoberto. O achado arqueológico é um astrolábio e terá sido localizado no meio do que resta da nau Esmeralda, da frota de Vasco da Gama, naufragada no Oceano Índico em 1503.

    SIC

  • "Isto destrói famílias"
    0:46
  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.