sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Economia britânica recua para valores de 2009

A saída do Reino Unido da União Europeia é apontada como o principal motivo para que a economia tenha recuado para valores de 2009, altura da crise financeira global.

A conclusão é de um estudo da Markit, uma empresa de serviços de informação financeira. O documento demonstra que desde a decisão dos britânicos de sair da União Europeia, houve uma quebra da atividade em todos os setores de produção.

A exceção vai apenas para as exportações que beneficiaram da desvalorização da moeda britânica em relação ao euro e ao dólar.

A consultora diz que a contração económica está a ser motivada pelo maior cancelamento de encomendas desde 2012 e por uma queda acentuada da confiança no setor dos serviços, o motor da economia britânica.

A economia do Reino Unido estava em ligeiro crescimento nos primeiro seis meses do ano, antes do referendo de 23 de junho, que ditou a saída dos britânicos do grupo dos 28.

  • Bataglia deixou passar 12 milhões pela sua conta a pedido de Salgado
    2:05

    Operação Marquês

    O presidente da Escom e arguido na Operação Marquês Helder Bataglia terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates. O amigo de Sócrates e Bataglia terão combinado várias formas de não levantar suspeitas. A notícia é avançada pelo jornal Expresso na edição deste sábado.

  • Cágado tratado com implante impresso em 3D
    2:26
  • Patrões não aceitam alterações ao acordo de concertação social
    2:25

    Economia

    As confederações patronais foram esta sexta-feira ao Palácio de Belém dizer ao Presidente da República que não aceitam que o Parlamento faça alterações ao acordo de concertação social. Os patrões dizem ainda ter esperança que o Parlamento não chumbe o decreto-lei que reduz a TSU das empresas com salários mínimos.