sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Economia britânica recua para valores de 2009

A saída do Reino Unido da União Europeia é apontada como o principal motivo para que a economia tenha recuado para valores de 2009, altura da crise financeira global.

A conclusão é de um estudo da Markit, uma empresa de serviços de informação financeira. O documento demonstra que desde a decisão dos britânicos de sair da União Europeia, houve uma quebra da atividade em todos os setores de produção.

A exceção vai apenas para as exportações que beneficiaram da desvalorização da moeda britânica em relação ao euro e ao dólar.

A consultora diz que a contração económica está a ser motivada pelo maior cancelamento de encomendas desde 2012 e por uma queda acentuada da confiança no setor dos serviços, o motor da economia britânica.

A economia do Reino Unido estava em ligeiro crescimento nos primeiro seis meses do ano, antes do referendo de 23 de junho, que ditou a saída dos britânicos do grupo dos 28.

  • Sabe onde fica a Nambia? Algures em África, segundo Trump

    Mundo

    "O sistema de saúde na Nambia é incrivelmente autossuficiente", declarou o Presidente dos Estados Unidos num discurso proferido num almoço com líderes africanos. No encontro, realizado esta quarta-feira à margem da 72.ª Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque, Donald Trump repetiu o erro. Os utilizadores das redes sociais não perdoaram mais este "lapso" do chefe de Estado norte-americano.

  • Ambiente e direitos humanos dominam discurso de Costa na ONU
    2:03
  • Yoko Ono obriga limonada "John Lemon" a mudar de nome

    Cultura

    A viúva do Beatle John Lennon ameaçou processar uma empresa de bebidas polaca por causa da limonada "John Lemon". Yoko Ono não terá gostado do trocadilho entre Lennon e Lemon (limão, em inglês) e quer ver toda e qualquer garrafa com este rótulo retirada do mercado.