sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Economia britânica recua para valores de 2009

A saída do Reino Unido da União Europeia é apontada como o principal motivo para que a economia tenha recuado para valores de 2009, altura da crise financeira global.

A conclusão é de um estudo da Markit, uma empresa de serviços de informação financeira. O documento demonstra que desde a decisão dos britânicos de sair da União Europeia, houve uma quebra da atividade em todos os setores de produção.

A exceção vai apenas para as exportações que beneficiaram da desvalorização da moeda britânica em relação ao euro e ao dólar.

A consultora diz que a contração económica está a ser motivada pelo maior cancelamento de encomendas desde 2012 e por uma queda acentuada da confiança no setor dos serviços, o motor da economia britânica.

A economia do Reino Unido estava em ligeiro crescimento nos primeiro seis meses do ano, antes do referendo de 23 de junho, que ditou a saída dos britânicos do grupo dos 28.

  • Troika nem sempre protegeu os mais vulneráveis, conclui avaliação do FMI

    Economia

    O organismo de avaliação independente do FMI concluiu que as medidas aplicadas pela troika em Portugal nem sempre protegeram as pessoas com menos rendimentos, apontando que a primeira preocupação do Fundo era a redução dos défices, apurou o gabinete independente de avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI),