sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Theresa May quer restrições à migração da UE para o Reino Unido

A primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou hoje estar comprometida a obter restrições à migração da União Europeia nas suas negociações para a saída do Reino Unido do bloco europeu.

© Stefanie Loos / Reuters

"A mensagem que o povo britânico deu no seu voto para o Reino Unido sair da União Europeia é muito clara e devemos introduzir algum controlo ao movimento de pessoas provenientes da União Europeia para o Reino Unido", afirmou a c, em conferência de imprensa conjunta com o Presidente francês, François Hollande.

Theresa May deslocou-se hoje a Paris, depois de quarta-feira ter estado em Berlim, onde se reuniu com a chanceler alemã, Angela Merkel.

O chefe de Estado francês, François Hollande, afirmou que o Reino Unido vai ter de escolher entre permitir a livre circulação de europeus no Reino Unido ou comércio restringido com a União Europeia.

"É o ponto mais crucial. Os britânicos têm de escolher ficar no mercado único e aceitar a livre circulação de pessoas ou ter outro estatuto", afirmou o Presidente.

No encontro, François Hollande acordou dar tempo ao Reino Unido para preparar a separação da União Europeia, mas "quanto mais cedo, melhor".

Os britânicos "precisam de tempo" para invocar o artigo 50.º do Tratado de Lisboa e preparar as negociações que se iniciam a partir daquele momento e que devem durar no máximo dois anos.

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa. A Direção-Geral de Saúde vai divulgar ainda esta terça-feira as normas de orientação clínica para que os médicos possam lidar da melhor maneira com este surto.

  • Bruno de Carvalho e Octávio Machado suspensos

    Desporto

    O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, e o diretor-geral para o futebol, Octávio Machado, foram esta terça-feira suspensos pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência de uma queixa apresentada pelo Benfica em novembro de 2015.

  • Corredora exausta é levada ao colo até à meta na meia maratona do amor
    1:06

    Mundo

    Aconteceu este domingo em Filadélfia, EUA. A poucos metros da meta uma corredora exausta é amparada por dois colegas. Mas o cansaço é tanto que fica sem força nas pernas. É quando aparece a terceira ajuda. Um homem volta para trás e leva-a no colo até à meta. A centímetros do fim larga-a para que a corredora possa atravessar a meta pelo seu próprio pé.

    Patrícia Almeida

  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho