sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Reino Unido poderá ter plano de relançamento económico no outono

© Neil Hall / Reuters

O Reino Unido poderá avançar no outono com um plano para travar a deterioração especulativa da economia britância relacionada com o Brexit, afirmou hoje o novo ministro das Finanças britânico.

Philip Hammond estimou que vai persistir uma "dose de incerteza" até ao final das negociações entre Londres e a União Europeia (UE).

O ministro falava aos jornalistas no final de uma reunião dos ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais do G20, em Chengdu, na China.

"Temos a opção de [definir] uma resposta orçamental, o que faremos segundo o nosso próprio calendário, perto do nosso 'discurso do outono'", o orçamento retificativo apresentado pelo governo, explicou Philip Hammond.

As estatísticas disponíveis permitem a Londres "chegar a conclusões adequadas acerca da necessidade de um plano de relançamento orçamental", acrescentou o responsável, recentemente nomeado pela nova primeira-ministra britânica, Theresa May.

O ministro escusou-se a especificar o que podem conter as possíveis medidas de crescimento da despesa pública.

De qualquer modo, "um novo quadro" orçamental será revelado no outono "para trazer clareza aos investidores", insistiu Philip Hammond.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC