sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Economia britânica cresce 0,6 % no 2º trimestre do ano

A economia britânica cresceu 0,6% no segundo trimestre deste ano, face ao trimestre anterior, indicou hoje o Gabinete Nacional de Estatísticas (ONS).

Este valor, que será revisto nos próximos meses, é melhor que o esperado pelos analistas, que antecipavam que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceria 0,5% entre abril e junho deste ano.

O setor de serviços cresceu 0,5% e o da produção industrial registou um crescimento de 2,1 %, mas o da construção caiu 0,4% e o setor agrícola recuou 1%.

O ministro da Economia, Philip Hammond, que substituiu George Osborne a 13 de julho passado, considerou que o valor do crescimento do PIB, hoje divulgado, mostra que os fundamentais da economia britânica estão "fortes", além de destacar o importante aumento da produção industrial.

"É claro que entraremos nas negociações para sair da União Europeia numa posição em que a economia está forte", disse o governante.

Os próximos números do PIB vão ser vistos pelos analistas com atenção para conhecer o alcance do impacto da saída do Reino Unido da União Europeia na economia nacional.

O Governo espera que o PIB britânico possa crescer 2 % este ano, enquanto calcula que em 2017 deverá aumentar 2,2%, mas os analistas esperam que estes valores sejam revistos em resultado do Brexit.


Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.