sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Economia britânica cresce 0,6 % no 2º trimestre do ano

A economia britânica cresceu 0,6% no segundo trimestre deste ano, face ao trimestre anterior, indicou hoje o Gabinete Nacional de Estatísticas (ONS).

Este valor, que será revisto nos próximos meses, é melhor que o esperado pelos analistas, que antecipavam que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceria 0,5% entre abril e junho deste ano.

O setor de serviços cresceu 0,5% e o da produção industrial registou um crescimento de 2,1 %, mas o da construção caiu 0,4% e o setor agrícola recuou 1%.

O ministro da Economia, Philip Hammond, que substituiu George Osborne a 13 de julho passado, considerou que o valor do crescimento do PIB, hoje divulgado, mostra que os fundamentais da economia britânica estão "fortes", além de destacar o importante aumento da produção industrial.

"É claro que entraremos nas negociações para sair da União Europeia numa posição em que a economia está forte", disse o governante.

Os próximos números do PIB vão ser vistos pelos analistas com atenção para conhecer o alcance do impacto da saída do Reino Unido da União Europeia na economia nacional.

O Governo espera que o PIB britânico possa crescer 2 % este ano, enquanto calcula que em 2017 deverá aumentar 2,2%, mas os analistas esperam que estes valores sejam revistos em resultado do Brexit.


Lusa

  • Chuva deixa em alerta 12 distritos do continente

    País

    Doze distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, que pode ser pontualmente forte e acompanhada por trovoadas e granizo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • A experiência de um embaixador português na Coreia do Norte
    2:58

    País

    A Coreia do Norte tem o maior orçamento militar do mundo e o seu arsenal nuclear acaba por dar-lhe acesso a uma possível cimeira com os Estados Unidos. A pobreza e o culto da personalidade foram testemunhados pelo embaixador, José Manuel de Jesus, que visitou várias vezes Pyongyang.

  • EUA expulsa dois diplomatas venezuelanos e dá-lhes 48 horas para deixarem o país

    Mundo

    Os Estados Unidos anunciaram, na quarta-feira, a expulsão de dois diplomatas venezuelanos, aos quais deu um prazo de 48 horas para sairem do país. A decisão é a resposta ao anúncio de Presidente da Venezuela de expulsar o encarregado de negócios e o chefe da secção política da embaixada dos Estados Unidos em Caracas, Todd Robinson e Brian Naranjo, respetivamente.