sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Francês Michel Barnier vai conduzir saída do Reino Unido da UE

© Laurent Dubrule / Reuters

O presidente da Comissão Europeia nomeou hoje o francês Michel Barnier como chefe da equipa do executivo comunitário que vai negociar com o Reino Unido a saída da União Europeia (Brexit), determinada pelo referendo de junho passado.

Antigo ministro dos Negócios Estrangeiros e antigo comissário europeu do Mercado Interno e Serviços no primeiro executivo comunitário liderado por José Manuel Durão Barroso (2010 a 2014), Michel Barnier, 65 anos, assumirá funções como chefe negociador da Comissão para o Brexit a 1 de outubro próximo, anunciou hoje a Comissão Europeia.

Em comunicado divulgado em Bruxelas, o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, explica que "queria alguém com experiência política para este trabalho difícil" e congratula-se por o seu "amigo Michel Barnier ter aceitado esta missão importante".

"O Michel é um negociador hábil com vasta experiência em grandes áreas políticas relevantes para as negociações, nomeadamente como ministro dos Negócios Estrangeiros e da Agricultura, e como membro da Comissão, responsável pela Política Regional, Reformas Institucionais e Mercado Interno e Serviços", aponta Juncker.

O presidente da Comissão sublinha ainda que o antigo comissário "tem uma extensa rede de contactos nas capitais de todos os Estados-membros e no Parlamento Europeu", o que, sustenta, representa "um bem valioso para esta função".

Jean-Claude Juncker indica ainda no comunicado que Barnier reportará diretamente a si e será regularmente convidado para as reuniões do colégio de comissários para por os manter informados sobre o desenrolar das negociações com vista ao estabelecimento de uma nova parceria com o Reino Unido no "pós-Brexit".


Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.