sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Francês Michel Barnier vai conduzir saída do Reino Unido da UE

© Laurent Dubrule / Reuters

O presidente da Comissão Europeia nomeou hoje o francês Michel Barnier como chefe da equipa do executivo comunitário que vai negociar com o Reino Unido a saída da União Europeia (Brexit), determinada pelo referendo de junho passado.

Antigo ministro dos Negócios Estrangeiros e antigo comissário europeu do Mercado Interno e Serviços no primeiro executivo comunitário liderado por José Manuel Durão Barroso (2010 a 2014), Michel Barnier, 65 anos, assumirá funções como chefe negociador da Comissão para o Brexit a 1 de outubro próximo, anunciou hoje a Comissão Europeia.

Em comunicado divulgado em Bruxelas, o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, explica que "queria alguém com experiência política para este trabalho difícil" e congratula-se por o seu "amigo Michel Barnier ter aceitado esta missão importante".

"O Michel é um negociador hábil com vasta experiência em grandes áreas políticas relevantes para as negociações, nomeadamente como ministro dos Negócios Estrangeiros e da Agricultura, e como membro da Comissão, responsável pela Política Regional, Reformas Institucionais e Mercado Interno e Serviços", aponta Juncker.

O presidente da Comissão sublinha ainda que o antigo comissário "tem uma extensa rede de contactos nas capitais de todos os Estados-membros e no Parlamento Europeu", o que, sustenta, representa "um bem valioso para esta função".

Jean-Claude Juncker indica ainda no comunicado que Barnier reportará diretamente a si e será regularmente convidado para as reuniões do colégio de comissários para por os manter informados sobre o desenrolar das negociações com vista ao estabelecimento de uma nova parceria com o Reino Unido no "pós-Brexit".


Lusa

  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • Gato reencontra dono 10 anos depois de ter desaparecido

    Mundo

    A Blue Cross recolheu no mês passado um gato que tinha sido dado como desaparecido em 2008, num altura em que o dono Mark Salisbury residia em Ipswich, Suffolk, no Reino Unido. Graças ao microchip de Harry, a associação britânica que se dedica à proteção animal, conseguiu localizar Salisbury, que agora vive em Gloucestershire.

  • "É a primeira vez que vai ser testado o programa do Nuno Crato"
    0:57

    País

    Os alunos do 11º e 12º anos de escolaridade fazem hoje o exame de matemática, uma das provas mais importantes no acesso à universidade e para a conclusão do ensino obrigatório. No final do secundário, são quase 50 mil os alunos que hoje fazem a prova que acarreta algumas alterações instituídas ainda pelo ex-ministro Nuno Crato, como explicou à SIC Notícias o diretor do Liceu Camões, em Lisboa.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes