sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Francês Michel Barnier vai conduzir saída do Reino Unido da UE

© Laurent Dubrule / Reuters

O presidente da Comissão Europeia nomeou hoje o francês Michel Barnier como chefe da equipa do executivo comunitário que vai negociar com o Reino Unido a saída da União Europeia (Brexit), determinada pelo referendo de junho passado.

Antigo ministro dos Negócios Estrangeiros e antigo comissário europeu do Mercado Interno e Serviços no primeiro executivo comunitário liderado por José Manuel Durão Barroso (2010 a 2014), Michel Barnier, 65 anos, assumirá funções como chefe negociador da Comissão para o Brexit a 1 de outubro próximo, anunciou hoje a Comissão Europeia.

Em comunicado divulgado em Bruxelas, o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, explica que "queria alguém com experiência política para este trabalho difícil" e congratula-se por o seu "amigo Michel Barnier ter aceitado esta missão importante".

"O Michel é um negociador hábil com vasta experiência em grandes áreas políticas relevantes para as negociações, nomeadamente como ministro dos Negócios Estrangeiros e da Agricultura, e como membro da Comissão, responsável pela Política Regional, Reformas Institucionais e Mercado Interno e Serviços", aponta Juncker.

O presidente da Comissão sublinha ainda que o antigo comissário "tem uma extensa rede de contactos nas capitais de todos os Estados-membros e no Parlamento Europeu", o que, sustenta, representa "um bem valioso para esta função".

Jean-Claude Juncker indica ainda no comunicado que Barnier reportará diretamente a si e será regularmente convidado para as reuniões do colégio de comissários para por os manter informados sobre o desenrolar das negociações com vista ao estabelecimento de uma nova parceria com o Reino Unido no "pós-Brexit".


Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".