sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Cerca de 3 mil manifestantes exigem referendo sobre a independência da Escócia

Cerca de 3.000 pessoas manifestaram-se em Glasgow a exigir um segundo referendo sobre a independência da Escócia, depois do referendo de 23 de junho que determinou a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Enquanto 52% dos eleitores do Reino Unido votaram pela saída do país da UE no referendo do final de junho, na Escócia, 62% dos votantes queriam que o país continuasse no bloco europeu dos 28.

Muitos dos que se manifestaram hoje na maior cidade escocesa envergavam bandeiras da Escócia e outros vestiam 'kilts' e tocavam gaita-de-foles.

Em setembro de 2014, cerca de 55% dos escoceses votaram contra a independência da Escócia do Reino Unido.

Imediatamente após o referendo que levou ao anunciado 'Brexit', a 23 de junho deste ano, o primeiro-ministro escocês, Nicola Sturgeon, líder do Partido Nacional Escocês (um partido seccionista de esquerda), afirmou que deve ser agora realizado um segundo referendo na Escócia.

Lusa

  • Desespero e euforia marcaram o 8.º dia de Mundial
    0:50
  • Comprava uma bola de futebol com 9 mil cristais Swarovski?
    2:51
  • Lisboa vence prémio Capital Europeia Verde de 2020

    País

    A cidade de Lisboa venceu o prémio de Capital Europeia Verde de 2020, anunciou o comissário da União Europeia para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, numa cerimónia que decorreu em Nijmegen, na Holanda.

  • Trump culpa democratas pela separação de pais e filhos
    0:22