sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Cerca de 3 mil manifestantes exigem referendo sobre a independência da Escócia

Cerca de 3.000 pessoas manifestaram-se em Glasgow a exigir um segundo referendo sobre a independência da Escócia, depois do referendo de 23 de junho que determinou a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Enquanto 52% dos eleitores do Reino Unido votaram pela saída do país da UE no referendo do final de junho, na Escócia, 62% dos votantes queriam que o país continuasse no bloco europeu dos 28.

Muitos dos que se manifestaram hoje na maior cidade escocesa envergavam bandeiras da Escócia e outros vestiam 'kilts' e tocavam gaita-de-foles.

Em setembro de 2014, cerca de 55% dos escoceses votaram contra a independência da Escócia do Reino Unido.

Imediatamente após o referendo que levou ao anunciado 'Brexit', a 23 de junho deste ano, o primeiro-ministro escocês, Nicola Sturgeon, líder do Partido Nacional Escocês (um partido seccionista de esquerda), afirmou que deve ser agora realizado um segundo referendo na Escócia.

Lusa

  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "No meu bairro perguntam-me se a medalha é de ouro e dizem que ma vão roubar e vender"
    4:46
  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05