sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Cerca de 3 mil manifestantes exigem referendo sobre a independência da Escócia

Cerca de 3.000 pessoas manifestaram-se em Glasgow a exigir um segundo referendo sobre a independência da Escócia, depois do referendo de 23 de junho que determinou a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Enquanto 52% dos eleitores do Reino Unido votaram pela saída do país da UE no referendo do final de junho, na Escócia, 62% dos votantes queriam que o país continuasse no bloco europeu dos 28.

Muitos dos que se manifestaram hoje na maior cidade escocesa envergavam bandeiras da Escócia e outros vestiam 'kilts' e tocavam gaita-de-foles.

Em setembro de 2014, cerca de 55% dos escoceses votaram contra a independência da Escócia do Reino Unido.

Imediatamente após o referendo que levou ao anunciado 'Brexit', a 23 de junho deste ano, o primeiro-ministro escocês, Nicola Sturgeon, líder do Partido Nacional Escocês (um partido seccionista de esquerda), afirmou que deve ser agora realizado um segundo referendo na Escócia.

Lusa

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27