sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Tsipras convida países do sul europeu para minicimeira sobre futuro da UE

© Jean-Marc Loos / Reuters

O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras convidou os líderes de seis países do sul da União Europeia (UE), incluindo Portugal, a participarem numa reunião em setembro para debater os diversos desafios da UE na sequência do Brexit.

De acordo com a agência noticiosa grega ANA-MPA, que cita fontes governamentais, foram convidados os chefes de Estado e de Governo da França, Itália, Espanha, Portugal, Chipre e Malta.

A reunião está em fase de preparação e poderá decorrer no dia 9 de setembro.

O objetivo de Tsipras consiste em abordar com os seus parceiros mediterrânicos os desafios que a UE enfrenta nos planos económico, político e institucional, e procurar uma posição conjunta face aos diversos desafios.

Em caso de confirmação da data, a reunião teria lugar uma semana antes da cimeira da UE em Bratislava, prevista para 16 de setembro.

Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.