sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Tsipras convida países do sul europeu para minicimeira sobre futuro da UE

© Jean-Marc Loos / Reuters

O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras convidou os líderes de seis países do sul da União Europeia (UE), incluindo Portugal, a participarem numa reunião em setembro para debater os diversos desafios da UE na sequência do Brexit.

De acordo com a agência noticiosa grega ANA-MPA, que cita fontes governamentais, foram convidados os chefes de Estado e de Governo da França, Itália, Espanha, Portugal, Chipre e Malta.

A reunião está em fase de preparação e poderá decorrer no dia 9 de setembro.

O objetivo de Tsipras consiste em abordar com os seus parceiros mediterrânicos os desafios que a UE enfrenta nos planos económico, político e institucional, e procurar uma posição conjunta face aos diversos desafios.

Em caso de confirmação da data, a reunião teria lugar uma semana antes da cimeira da UE em Bratislava, prevista para 16 de setembro.

Lusa

  • Resgate de mais de 300 migrantes no Mediterrâneo
    2:08
  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01