sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Tsipras convida países do sul europeu para minicimeira sobre futuro da UE

© Jean-Marc Loos / Reuters

O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras convidou os líderes de seis países do sul da União Europeia (UE), incluindo Portugal, a participarem numa reunião em setembro para debater os diversos desafios da UE na sequência do Brexit.

De acordo com a agência noticiosa grega ANA-MPA, que cita fontes governamentais, foram convidados os chefes de Estado e de Governo da França, Itália, Espanha, Portugal, Chipre e Malta.

A reunião está em fase de preparação e poderá decorrer no dia 9 de setembro.

O objetivo de Tsipras consiste em abordar com os seus parceiros mediterrânicos os desafios que a UE enfrenta nos planos económico, político e institucional, e procurar uma posição conjunta face aos diversos desafios.

Em caso de confirmação da data, a reunião teria lugar uma semana antes da cimeira da UE em Bratislava, prevista para 16 de setembro.

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57