sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

BCE considera que consequências do Brexit foram menores do que o esperado

O Banco Central Europeu (BCE) considerou que as repercussões da vitória do "sim" no referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) foram menores do que muitos anteciparam.

As atas da última reunião de política monetária do BCE, divulgadas hoje, indicam que as consequências "foram menos drásticas do que muitos tinham antecipado".

No mercado de divisas, o BCE considerou que a pressão foi contida. Apesar de uma depreciação inicial do euro, a moeda única reverteu essa tendência e manteve-se a um nível constante.

O BCE afirmou também esperar um crescimento moderado da economia na zona euro, impulsionado sobretudo pelo consumo privado e investimento.

No mercado laboral, o BCE indicou ver "sinais animadores" com um crescimento do emprego de 0,3% de um trimestre para outro, mas advertiu que o desemprego jovem, que está em 20%, continua demasiado alto.

A inflação na zona euro foi de 0,1% em junho, depois de ter ficado em -0,1% em maio.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.