sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

BCE considera que consequências do Brexit foram menores do que o esperado

O Banco Central Europeu (BCE) considerou que as repercussões da vitória do "sim" no referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) foram menores do que muitos anteciparam.

As atas da última reunião de política monetária do BCE, divulgadas hoje, indicam que as consequências "foram menos drásticas do que muitos tinham antecipado".

No mercado de divisas, o BCE considerou que a pressão foi contida. Apesar de uma depreciação inicial do euro, a moeda única reverteu essa tendência e manteve-se a um nível constante.

O BCE afirmou também esperar um crescimento moderado da economia na zona euro, impulsionado sobretudo pelo consumo privado e investimento.

No mercado laboral, o BCE indicou ver "sinais animadores" com um crescimento do emprego de 0,3% de um trimestre para outro, mas advertiu que o desemprego jovem, que está em 20%, continua demasiado alto.

A inflação na zona euro foi de 0,1% em junho, depois de ter ficado em -0,1% em maio.

Lusa

  • Atacantes usaram "tática defendida pelos extremistas do Daesh"
    1:43

    Ataque em Barcelona

    O ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo esteve em direto, para a SIC Notícias, onde falou sobre o ataque desta quinta-feira nas Ramblas, em Barcelona. José Manuel Anes falou na tática defendida na revista dos extremistas do Daesh e que foi usada neste ataque: a utilização de viaturas "de preferência as mais pesadas para matar o maior número de pessoas".