sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Alemanha, França e Polónia defendem mais cooperação depois do 'Brexit'

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, França e Polónia, reunidos este domingo na localidade alemã de Weimar, defenderam uma maior cooperação entre estes países como resposta à decisão do Reino Unido de sair da União Europeia.

"Perante desafios incomparáveis na Europa [devemos] intensificar a cooperação e criar um novo rumo", afirmaram os ministros Frank-Walter Steinmeier (Alemanha), Jean-Marc Ayrault (França) e Witold Waszczykowski (Polónia), num comunicado conjunto.

Os três ministros reuniram-se hoje em Weimar para celebrar os 25 anos do "Triângulo de Weimar", um fórum criado para promover a cooperação e desenvolver interesses estratégicos entre a Alemanha, a Polónia e França.

Os ministros defenderam uma maior flexibilidade da União Europeia de modo "a refletir as diferentes ambições dos Estados-membros no que toca à integração".

Lusa

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.