sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Schäuble admite que Alemanha terá de pagar mais para a UE

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, admite que a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) implicará uma maior carga contribuinte da Alemanha para o orçamento comunitário, noticiou este sábado a revista Der Spiegel.

Num documento interno, os assessores do ministro advertem que o Brexit implica a "perda do segundo contribuinte líquido" para os gastos de funcionamento da UE.

Com a saída do Reino Unido do bloco europeu, a contribuição alemã pode passar de 21% para 25%, indica a publicação, citada pela agência Efe, explicando que o aumento no financiamento de cerca de 4.500 milhões de euros se aplicará provavelmente em 2019 e 2020.

Os cálculos feitos têm como base o atual quadro financeiro e não contemplam "possíveis respostas compensatórias", segundo a revista.

O documento apresenta como exemplo futuras contribuições do Reino Unido, que deverá pagar para continuar a ter acesso ao mercado comum, e também eventuais cortes no orçamento da UE.

Lusa

  • "A Assembleia tem tudo para correr mal"
    5:09
  • "Até ao dia 23 muitas coisas boas e más vão acontecer"
    2:24
  • A promessa que João Mário vai ter de cumprir se Portugal for campeão
    1:36

    Rumo ao Mundial 2018

    Oito jogadores da seleção participaram num evento em que responderam às dúvidas de jovens adeptos, em Lisboa. Os jogadores mostraram-se otimistas pelo caminho que têm em frente. Já João Mário foi confrontado com a promessa que não cumpriu de deixar crescer o cabelo se Portugal vencesse o Euro 2016. Agora, faz uma nova promessa: se Portugal for campeão mundial, deixa crescer o cabelo à Fellaini.

  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC

  • Universidade de Coimbra não retira Honoris Causa a Lula da Silva
    3:30